Técnico da Escola de Educação Comunitária (ECO) homenageia Claudio Patriota, ex-professor do Anglo Americano, falecido em 2017
Clique para ampliar

Um dos entusiastas do Intercolegial e da prática esportiva, principalmente entre estudantes, Claudio Patriota, ex-professor do Colégio Anglo-Americano, da Barra da Tijuca, foi lembrado com carinho pelo professor Marcelo Grosso, da Escola de Educação Comunitária (ECO), do Grajaú. A homenagem aconteceu na rodada do handebol, disputada na Vila Olímpica Félix Venerando, em Honório Gurgel.

Falecido em 2017, devido a um câncer, Patriota foi lembrado ao ter o seu nome estampado no uniforme dos alunos da ECO. O handebol era uma das paixões do ex-professor, que também era faixa preta e quarto Dan de judô.

— Trabalhei com Patriota por 6 anos no Anglo-Americano. Conversei com as minhas alunas, expliquei quem ele era e o que representou para o esporte, principalmente para mim. O professor Patriota foi o meu sensei, foi ele quem me deu a faixa preta no judô — disse Marcelo emocionado. 

Patriota interrompeu a carreira de judoca quando teve um problema no joelho. Dedicado ao handebol, atendeu à vontade de um dos seus alunos e passou a investir no esporte mesmo sem conhecer muito à época.

— Ele nos faz muita falta, gostaria muito de vê-lo com a gente nesta edição do Intercolegial, competição à qual ele ajudou a difundir — conta o técnico da ECO.

A idéia de Marcelo Grosso é poder lembrar do amigo com a maior frequência possível, principalmente no Intercolegial. Segundo ele, Patriota não era um simples professor.

— Sempre que puder farei algo para homenageá-lo. Patriota foi muito mais do que um professor, ele foi um mestre, um pai — concluiu.

Apesar do espírito de luta em quadra, as meninas da ECO (foto abaixo) não tiveram condições de superar a força do Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu. Um dos principais favoritos da categoria sub-14 livre do handebol no Intercolegial 2018, o colégio da Baixada venceu por 14 a 1.





Voltar