Regulamento – Intercolegial 2022

DAS FINALIDADES

Art. 1º - O 40º Intercolegial SESC / O Globo é promovido pela INFOGLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A., empresa com sede na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, na Rua Irineu Marinho, nº 35, com entrada suplementar pela Rua Marques de Pombal, nº 75, Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 60.452.752/0001-15, com a organização técnica da Abadai Comunicação e Marketing Ltda, empresa situada à Avenida das Américas, 500, Bloco 9, Sala 208, Shopping Downtown, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 05.759.671/0001-54 e possui caráter exclusivamente cultural e esportivo, não havendo qualquer modalidade de sorte ou pagamento por parte dos participantes, não sendo, portanto, necessária a aquisição de qualquer produto, bem ou serviço, de acordo com o artigo 3º, parágrafo II, da Lei nº 5768/71 e com o artigo 30º do Decreto-Lei nº 70.951/72.

Parágrafo Primeiro: O Intercolegial tem a finalidade de estimular a prática esportiva entre os jovens, promover a integração entre os colégios, auxiliar no intercâmbio de métodos aplicados à educação física e descobrir novos talentos para o esporte.

DA PARTICIPAÇÃO

Art. 2º - Qualquer estabelecimento de ensino de nível fundamental ou médio, reconhecido pelo MEC e sediado no Estado do Rio de Janeiro, doravante denominado ESCOLA, poderá se inscrever no Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Somente os alunos devidamente matriculados até o dia 31 de março de 2022 nas escolas participantes, nascidos a partir do ano de 2004, inclusive, e com histórico escolar atual em poder da escola que faz sua inscrição, poderão ser inscritos no Intercolegial. A ESCOLA que inscrever aluno fora do que determina esse parágrafo perderá 30 pontos na Contagem Geral e sua equipe que teve esse jogador inscrito será desclassificada da competição.

Parágrafo Segundo: Os alunos da 4ª série das Escolas Técnicas, que estejam fazendo apenas estágio e os alunos que estiverem matriculados em mais de uma Escola não poderão ser inscritos no Intercolegial, sob pena da Escola perder 30 (trinta) pontos na Contagem Geral e desclassificação da equipe em que estiver inscrito esse jogador.

Parágrafo Terceiro: Cada Escola poderá realizar somente uma inscrição, no entanto, caso possua filiais, será permitido reunir em uma equipe alunos de suas diversas unidades.

Parágrafo Quarto: É obrigatória a participação da Escola no Desfile de Abertura, que o tema será divulgado posteriormente e contará pontos para a apuração do campeão geral. A Escola que não participar do desfile terá a sua inscrição no Intercolegial cancelada, exceto as inscritas somente nos esportes individuais com menos de quatro (4) alunos.

Parágrafo Quinto - A regulamentação do Desfile será informada no Site, Facebook, Instagram e nos Jornais de Bairro do Globo.

A INSCRIÇÃO

Art. 3º - Para se inscrever, o professor da Escola tem que acessar o site www.intercolegial.com.br, no período de 18 de abril a 02 de maio de 2022.  Ao localizar o formulário de Inscrição Geral, deverá preencher corretamente, respondendo a todas as perguntas que o programa solicitar. Após o preenchimento, o professor receberá na hora um protocolo com a reserva de sua inscrição. A seguir, esse protocolo de reserva terá que ser assinado e carimbado pelo Diretor responsável pelo colégio ou seu substituto imediato. O último passo é entregá-lo em duas vias (original e cópia) no Congresso de Abertura, no dia 04 de maio, em local e horário que serão definidos e divulgados posteriormente.

As Escolas inscritas no Intercolegial são obrigadas a comparecer ao Congresso de Abertura, quando esclarecerão qualquer dúvida sobre esse regulamento e conhecerão a programação dos jogos. A Escola deverá ser representada por um 1 (um) professor. O não comparecimento da Escola implicará na perda de 10 (dez) pontos na Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: As 2 (duas) primeiras Escolas colocadas em cada categoria, nos esportes coletivos no 37º Intercolegial, terão sua inscrição garantida para o 40º Intercolegial SESC / O Globo, desde que cumpram todas as formalidades previstas neste regulamento para a inscrição. As demais Escolas terão sua inscrição garantida, nos mesmos termos, desde que estejam dentro do número de equipes previsto para cada categoria em cada esporte.

Parágrafo Segundo: Após proceder a entrega da ficha de Inscrição Geral do Intercolegial, a Escola deverá preencher e enviar pelo site do Intercolegial, os formulários dos esportes em que irá participar. A Escola deverá também imprimir e manter em seu poder uma cópia desse formulário corretamente preenchido e com a assinatura do Diretor responsável.

Art. 4º - A inscrição da Escola em uma modalidade somente será oficializada através do site do Intercolegial. O formulário terá que conter a relação dos atletas que representarão a escola em cada modalidade, com o preenchimento de todos os dados pessoais solicitados.

Parágrafo Primeiro: O Sistema de Inscrição não aceitará o uso de um mesmo cadastro de e-mail, telefone e RG para atletas diferentes. 

Parágrafo Segundo: As inscrições para os esportes relacionados a seguir são limitadas e serão encerradas quando se completar o número estabelecido: Futsal - Sub 15 Não Federado Masculino, 8 equipes: Sub 15 Não Federado Feminino, 8 equipes; Sub 18 Não Federado Masculino, 8 equipes; Sub 18 Não federado Feminino, 8 equipes; Basquete - Sub 15 Não Federado Masculino, 8 equipes: Sub 15 Não Federado Feminino, 8 equipes; Sub 18 Não Federado Masculino, 8 equipes; Sub 18 Não federado Feminino, 8 equipes; Vôlei - Sub 15 Não Federado Masculino, 8 equipes: Sub 15 Não Federado Feminino, 8 equipes; Sub 18 Não Federado Masculino, 8 equipes; Sub 18 Não federado Feminino, 8 equipes; Handebol - Sub 14 Livre Masculino, 8 equipes; Sub 14 Livre Feminino, 8 equipes; Sub 18 Livre Masculino, 8 equipes e Sub 18 Livre Feminino, 8 equipes; Vôlei de Praia - Sub 18 Não Federado Masculino, 8 equipes: Sub 18 Não Federado Feminino, 8 equipes;

Parágrafo Terceiro: A relação dos alunos atletas deverá obrigatoriamente estar assinada e carimbada pelo Diretor da Escola e por um médico que atestará estarem os alunos atletas inscritos em perfeitas condições de saúde para participar da competição. Esses documentos terão que ser entregues no máximo até o Congresso Técnico da modalidade.

Parágrafo Quarto: Os prazos finais para a confirmação da participação nas modalidades são os seguintes:

a)  Futsal (masculina e feminina): até 13 de maio de 2022;

b)  Skate (masculina e feminina): até 3 de junho de 2022;

c)  Basquete (masculina e feminina): até 1º de agosto de 2022;

d)  Xadrez (masculina e feminina): até 12 de agosto de 2022;

e)  Handebol (masculina e feminina): até 19 de agosto de 2022;

f)  Vôlei (masculina e feminina): até 23 de setembro de 2022;

g)  Vôlei de Praia (masculina e feminina): até 14 de outubro de 2022;

DA DISPUTA

Art. 5º - A presença das torcidas durante todas as rodadas da competição valerá pontos para a contagem geral que apontará o campeão da competição.

Art. 6º - O Intercolegial será dividido em categorias, de acordo com a faixa etária, sexo, registro ou não em federação.

Art. 7º - Entende-se por aluno atleta não federado aquele que jamais obteve registro em Federação ou Confederação comunitária na modalidade que disputar. A Escola que inscrever aluno federado como não federado perderá 20 pontos na Contagem Geral e sua equipe na modalidade será desclassificada da competição na categoria irregular.

Parágrafo Primeiro: Jogos promovidos pelo Ministério da Educação e Desportos ou Ministério dos Esportes, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação ou Esportes não são considerados para efeito de classificar o aluno atleta como federado.

Parágrafo Segundo: Será permitido ao aluno atleta, federado em um determinado esporte, participar como não federado de esporte em que não tenha registro em Federação.

Parágrafo Terceiro: No handebol e vôlei, a classificação de federado terá regulamentação própria.

Art. 8º - No conjunto dos esportes coletivos (vôlei, basquete, futsal e handebol), a Escola só poderá inscrever até 4(quatro) equipes. Esse total é a soma de equipes masculinas e femininas ou só masculinas ou só femininas.

Parágrafo Primeiro: Não existe limite de inscrições de equipes dentro de um mesmo esporte coletivo, apenas a obediência de uma equipe dentro das categorias de idade e sexo.

Art. 9º - As idades são definidas em regulamentação própria de cada esporte. A inscrição de alunos fora da idade será penalizada. A Escola perderá 20 (vinte) pontos na Contagem Geral e terá sua equipe desclassificada da competição na categoria irregular.

Parágrafo Primeiro: Dentro de um mesmo esporte, o atleta só pode participar de uma categoria.

DAS COMPETIÇÕES

Art. 10º - O 40º Intercolegial SESC / O Globo será disputado em chave única nos esportes coletivos. Na montagem da chave de cada esporte, que obedecerá ao número de equipes inscritas, as 8 (oito) melhores equipes do 37º Intercolegial no futsal, basquete, vôlei e handebol, serão separadas tecnicamente, com a quarta, quinta e oitava colocadas acompanhando o campeão do esporte, enquanto a terceira, sexta e sétima colocadas acompanharão o vice-campeão do esporte. As demais equipes inscritas entrarão na chave por sorteio, obedecendo à linha numérica da chave.

Parágrafo Primeiro: Se uma ou mais equipes das 8 (oito) melhores do ano passado não se inscreverem, a separação técnica será alterada, obedecendo sempre as posições obtidas em 2019 na troca das linhas numéricas da chave.

Art. 11 - Para que as competições em cada categoria possam ser realizadas, será necessária a inscrição de um mínimo de 2 (duas) Escolas nos esportes coletivos e de 2 (dois) alunos atletas ou equipes de revezamento, que não sejam da mesma Escola, nos esportes individuais.

Parágrafo Único: As datas programadas para a realização da competição, em qualquer esporte, não serão alteradas.

Art. 12 - O sistema de disputa será confirmado nos Congressos Técnicos de cada modalidade, oportunidade em que as dúvidas do regulamento serão esclarecidas, as chaves serão sorteadas e a programação de cada esporte divulgada. Os Congressos Técnicos estão assim programados e serão realizados nas sedes do SESC:

a)  a) Futsal (masculina e feminina): até 18 de maio de 2022;

b)  Skate (masculina e feminina): até 15 de junho de 2022;

c)  Basquete (masculina e feminina): até 3 de agosto de 2022;

d)  Xadrez (masculina e feminina): até 24 de agosto de 2022;

e)  Handebol (masculina e feminina): até 31 de agosto de 2022;

f)  Vôlei (masculina e feminina): até 5 de outubro de 2022;

g)  Vôlei de Praia (masculina e feminina): até 26 de outubro de 2022;

Art. 13 - As Escolas deverão comunicar por ofício à Secretaria do Intercolegial ou através de correspondência eletrônica para o e-mail intercolegial@abadai.com.br, com antecedência mínima de 72 horas (setenta e duas horas), o não comparecimento aos jogos programados.

Parágrafo Primeiro: A justificativa da falta deverá ser apresentada também por ofício ou correspondência eletrônica à Secretaria do Intercolegial, no mesmo endereço e e-mail do caput desse artigo, até às 12 horas do dia útil subsequente ao da falta.

Parágrafo Segundo: Antes da aplicação do W.O. serão dados 15 minutos de tolerância, a partir do horário dos jogos estabelecidos na tabela. No caso da programação estar atrasada e já tenha sido ultrapassado o horário de início de um jogo, o tempo de tolerância para a aplicação do W.O. será de 5 minutos.

Parágrafo Terceiro: A Escola que perdeu seu jogo por W.O. na competição de 2019, sem qualquer justificativa, não terá inscrição confirmada pela Secretaria do 40º Intercolegial SESC / O Globo na categoria do esporte que faltou, ficando assim, cancelado o seu protocolo de inscrição. As justificativas serão avaliadas pela Comissão de Disciplina.

Art. 14 - As equipes deverão se apresentar devidamente uniformizadas e acompanhadas de um professor de Educação Física, ou no impedimento desse profissional, por um técnico habilitado autorizado por escrito pela direção da Escola.

Parágrafo Primeiro: Entende-se por devidamente uniformizadas as equipes cujos alunos atletas se apresentarem calçados (nos esportes de quadra), trajando camisetas e calções iguais e numerados.

Parágrafo Segundo: Nos esportes coletivos, cada Escola deverá apresentar, por ocasião dos seus jogos, uma bola adequada com sua modalidade esportiva, no Xadrez, com seu Jogo de peças e no Skate com seu skate e material de proteção.

Art. 15 - As Escolas poderão fazer uso de propaganda de empresa ou produto em seus uniformes, desde que obedecidas as condições especificadas nos parágrafos seguintes deste artigo.

Parágrafo Primeiro: O nome ou logomarca do patrocinador não poderá ultrapassar as dimensões máximas de 25 (vinte e cinco) centímetros de comprimento por 5 (cinco) centímetros de altura.

Parágrafo Segundo: A Escola poderá usar como propaganda apenas o nome ou a logomarca da empresa/produto, sendo proibidas complementações, como slogans ou frases.

Parágrafo Terceiro: A propaganda pode ser aplicada à camisa e ao calção do uniforme.

Parágrafo Quarto: Não são permitidos patrocínios de empresas/produtos que se confrontem com as empresas patrocinadoras e promotoras da competição, assim como de produtos que induzam ao vício ou publicidade de conteúdo político-filosófico.

Parágrafo Quinto: Antes de fecharem um patrocínio, em qualquer período da competição, as Escolas deverão obter aprovação das empresas promotoras do 40º Intercolegial SESC / O Globo, enviando ofício assinado por seu Diretor, informando quem é o patrocinador e como seu nome será apresentado no uniforme. Esse ofício tem que ser encaminhado à Secretaria do Intercolegial, acompanhado de uma foto do uniforme com o nome e logomarca do patrocinador estampado.

Parágrafo Sexto: Aceito o patrocínio pelas empresas promotoras, a Escola deverá apresentar na Secretaria do Intercolegial o uniforme de jogo para aprovação, acompanhado de uma foto do mesmo, no tamanho 12cm x 9cm, para constar das fichas de competição. Sem essa aprovação não poderá utilizá-lo no evento.

Parágrafo Sétimo: É terminantemente proibida qualquer outra espécie de propaganda, como faixas, cartazes ou qualquer outra forma, nos locais de competição.

Art. 16 - No ato da assinatura da súmula e na montagem das séries dos esportes individuais, os alunos atletas e membros da comissão técnica deverão apresentar seu documento de identidade original e com retrato, que poderá ser a Carteira de Identidade, de Trabalho, Passaporte, Habilitação e mais o comprovante de vacinação atualizado.

Parágrafo Único: Somente serão aceitos os cinco documentos apontados neste artigo. A não apresentação de um deles acarretará no impedimento da participação do aluno atleta no jogo ou prova em que estiver escalado.

Art. 17 - Nos esportes coletivos, os recursos deverão ser anexados nas súmulas e as provas contra possíveis irregularidades deverão ser apresentadas na Secretaria do Intercolegial, até às 16 horas do segundo dia útil após o encerramento do jogo. O julgamento desse recurso acontecerá no máximo em 10 (dez) dias após a sua entrada na Secretaria.

Parágrafo Único: As Escolas que entrarem com recurso ficam livres de apresentar provas apenas quando tais provas estiverem exclusivamente em poder da escola acusada da irregularidade (ex: histórico escolar, ficha de matrícula, documento de identidade do aluno, entre outros). Nos demais casos, caberá à Escola que fizer o protesto apresentar as provas de sua queixa dentro do prazo estabelecido pelo presente artigo.

Art. 18 - A expulsão, por ato de indisciplina (agressão, ofensas morais etc.) de aluno atleta, técnico ou dirigente, implicará em sua eliminação automática do 40º Intercolegial SESC / O Globo. A defesa do atleta, técnico ou dirigente tem de ser enviada por ofício, em papel timbrado do colégio, à Comissão de Disciplina (garofalo@abadai.com.br) 48 (quarenta e oito) horas depois da Escola ser comunicada por ofício ou correspondência eletrônica pela Secretaria do Intercolegial. O julgamento ocorrerá no prazo máximo de 10 (dias), contados da data da entrega do ofício à Comissão de Disciplina, e o resultado será comunicado à Escola por escrito ou por correspondência eletrônica.

Parágrafo Primeiro: A Escola que inscrever aluno atleta que não seja matriculado regularmente no educandário será eliminada do 40º Intercolegial SESC / O Globo e perderá todos os pontos obtidos em todas as modalidades, ficando sua inscrição no 41º Intercolegial dependendo de aprovação da Comissão de Disciplina.

Parágrafo Segundo: As Escolas terão o direito de defesa, obedecendo ao prazo de 48 horas a partir do momento em que for informada pela Secretaria do Intercolegial da irregularidade em que está sendo acusada. Essa defesa será sempre por ofício em papel timbrado do colégio e encaminhada à Comissão de Disciplina da competição. O julgamento ocorrerá no prazo máximo de 10 (dias), contados da data da entrega do ofício à Comissão de Disciplina, e o resultado será comunicado à Escola por escrito ou por correspondência eletrônica.

Art. 19 - É de responsabilidade de cada Escola manter seus alunos atletas e torcida dentro dos padrões de disciplina e boa convivência. Qualquer briga dentro da quadra, nas arquibancadas, dentro do espaço do colégio ou clube que estiver cedendo suas dependências ou fora dela num limite de 10 (dez) quilômetros, causará a eliminação do Intercolegial ou eliminação do esporte ou eliminação da categoria e mais a perda de 40 pontos na Contagem Geral, conforme decisão de responsabilidade da Comissão de Disciplina, contra qual não cabe recurso.

Parágrafo Único: As Escolas cujos alunos atletas ou torcedores danificarem locais de competição, deverão iniciar os reparos e pintura até 24 horas após serem comunicadas do fato. O não cumprimento do prazo de 3 (três) dias para a conclusão dos reparos e da pintura resultará na eliminação do colégio do 40º Intercolegial SESC / O Globo.

DAS MODALIDADES

BASQUETE

Art. 20 – O basquete será disputado nas categorias: Sub 15 não federada masculina/feminina para atletas nascidos após 2007 (inclusive); Sub 18 não federada masculina/feminina para atletas nascidos até 2004 (inclusive). As 4 (quatro) competições contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Cada equipe, em cada uma das 4 (quatro) categorias, poderá inscrever até 14 (quatorze) atletas na competição de sua categoria e um mesmo atleta só poderá fazer parte de uma relação.

Parágrafo Segundo: No banco poderão ficar 9 (nove) reservas e mais o professor-técnico e um dirigente.

Art. 21 - A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 1º de agosto de 2022. As inclusões ou substituições na relação de atletas deverão ser feitas até o dia 03 de agosto de 2022, exclusivamente pelo e-mail do Intercolegial.

Parágrafo Único: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 03 de agosto, no congresso da modalidade.

Art. 22 - A duração dos jogos será de 4 (quatro) tempos corridos de 10 (dez) minutos cada, parando somente nos lances livres, tempos técnicos e nos 2 (dois) minutos finais do último quarto.

Parágrafo Único: Em caso de empate haverá prorrogação de 5 (cinco) minutos, sem intervalo. Persistindo o empate haverá cinco cobranças alternadas de lances livres. Não havendo vencedor serão cobrados tantos lances livres alternados quanto forem necessários para apontar o vencedor.

FUTSAL

Art. 23 – O Futsal será disputado nas categorias: Sub 15 não federada masculina/feminina para atletas nascidos após 2007 (inclusive) e Sub 18 não federada masculina/feminina para atletas nascidos até 2004 (inclusive). As 4 (quatro) competições contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Cada equipe, em cada uma das 4 (quatro) categorias, poderá inscrever até 14 (quatorze) atletas na competição de sua categoria e um mesmo atleta só poderá participar de uma relação.

Parágrafo Segundo: No banco poderão ficar apenas 9 (sete) reservas e mais o professor-técnico e um dirigente.

Art. 24 - A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 13 de maio de 2022. As inclusões ou substituições de atletas deverão ser feitas até o dia 18 de maio de 2022, exclusivamente pelo e-mail do Intercolegial.

Parágrafo Único: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 18 de maio, no congresso da modalidade.

Art. 25 - A duração dos jogos será de dois tempos de 20 (vinte) minutos cada com 5 (cinco) minutos de descanso.

Parágrafo Único: Em caso de empate haverá cobranças alternadas de 5 (cinco) pênaltis. Persistindo o empate, serão cobrados tantos pênaltis alternados quantos forem necessários para apontar o vencedor.

HANDEBOL

Art. 26 - O handebol será disputado nas categorias Sub 14 livre masculino/feminino para atletas nascidos nos anos de 2009 e 2008; Sub 18 livre para os atletas nascidos até 2004 (Inclusive). As 4 (quatro) competições contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Cada equipe, em cada uma das 4 (quatro) categorias, poderá inscrever até 14 (quatorze) atletas na competição de sua categoria e um mesmo atleta só poderá fazer parte de uma relação. As categorias Sub 14 e Sub 18 serão Livres, sem separação entre Federados e Não Federados.

Parágrafo Segundo: No banco poderão ficar apenas 7 (sete) reservas e mais o professor-técnico e um dirigente.

Art. 27 - A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 19 de agosto de 2022. As inclusões ou substituições na relação de atletas deverão ser feitas até o dia 31 de agosto de 2022, exclusivamente pelo e-mail do Intercolegial.

Parágrafo Único: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 31 de agosto, no congresso da modalidade.

Art. 28 - A duração dos jogos será de dois tempos de 20 (vinte) minutos cada com 5 (cinco) minutos de descanso.  Na categoria sub 12 masculino/feminino, a duração dos jogos será de dois tempos de 15 (quinze) minutos cada com 5 (cinco) minutos de descanso.

Parágrafo Único: Em caso de empate haverá cobranças alternadas de 5 (cinco) tiros da linha de 7 metros. Persistindo o empate serão cobrados tantos tiros alternados quanto forem necessários para apontar o vencedor.

SKATE

Art. 29 - O Skate será disputado na modalidade Street, nas categorias: Sub 14 masculina/feminina para atletas nascidos após 2008 (inclusive), Sub 18 masculina/feminina para atletas nascidos até 2004 (inclusive). As 4 (quatro) competições contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Cada colégio poderá inscrever três atletas por categoria.

Parágrafo Segundo: A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 03 de junho de 2022. Essa relação é definitiva, só podendo ser alterada por motivo médico devidamente comprovado.

Parágrafo Terceiro: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 15 de junho, no congresso da modalidade. Aonde Serão divulgadas mais informações da competição.

Art. 30 - Para apontar os colégios campeões Sub 14 Masculino e Feminino e Sub 18 Masculino e Feminino do skate serão computados, por colocação, 9 (nove) pontos para o primeiro colocado e 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos do segundo ao oitavo colocados.

Parágrafo Único: Em caso de empate será levado em conta a melhor colocação. Persistindo o empate, a decisão será pela segunda melhor colocação e assim sucessivamente.

VÔLEI

Art. 31 - O vôlei será disputado nas categorias: Sub 15 não federada masculina/feminina para atletas nascidos após 2007 (inclusive) e Sub 18 não federada masculina/feminina para atletas nascidos até 2004 (inclusive). As 4 (quatro) competições contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Para o Intercolegial, apenas os atletas de Vôlei de Quadra e Vôlei de Praia registrados nas Federações de todos os Estados são considerados federados.

Parágrafo Segundo: Cada equipe, em cada uma das 4 (quatro) categorias poderá inscrever até 14 (quatorze) atletas na competição de sua categoria e um mesmo atleta só poderá participar de uma relação.

Parágrafo Terceiro: No banco poderão ficar apenas 8 (oito) reservas, o professor-técnico e um dirigente.

Art. 32 - A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 23 de setembro 2022. As inclusões ou substituições na relação de atletas deverão ser feitas até o dia 05 de outubro de 2022, exclusivamente pelo e-mail do Intercolegial.

Parágrafo Único: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 05 de outubro, no congresso da modalidade.

Art. 33 - As partidas serão disputadas em 2 (dois) sets de 25 (vinte e cinco) pontos cada por rally. Havendo igualdade em 24 (vinte e quatro) pontos, o set terminará quando uma equipe conquistar 2 (dois) pontos de vantagem sobre sua adversária. Em caso de empate em sets, será disputado o tie-brake em 15 (quinze) pontos. Havendo igualdade em 14 (catorze) pontos, o jogo terminará quando uma equipe conquistar 2 (dois) pontos sobre sua adversária.

Parágrafo Único: Na Categoria Sub 18 a rede terá 2,43m de altura para o masculino e 2,24m para o feminino; na Sub 15 terá 2,35m para o masculino e 2,20m para o feminino.

VÕLEI DE PRAIA

Art. 34 - O Vôlei de Praia será disputado nas categorias Sub 18 não federada masculina e feminina e para atletas nascidos até 2004 (inclusive). As 2 (duas) competições indicadas nesse artigo contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Parágrafo Primeiro: Para o Intercolegial, apenas os atletas de Vôlei de Quadra e Vôlei de Praia registrados nas Federações de todos os Estados são considerados federados.

Parágrafo Segundo: A participação do Vôlei de Praia está entre os esportes individuais.

Parágrafo Terceiro: A Escola só poderá inscrever uma dupla por categoria na competição, com reserva, e um mesmo atleta só poderá participar de uma relação. Não haverá substituição de jogadores durante a partida.

Parágrafo Quarto: A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 14 de outubro de 2022. As inclusões ou substituições de atletas deverão ser feitas até o dia 26 de outubro de 2022, exclusivamente pelo e-mail do Intercolegial.

Parágrafo Quinto: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 26 de outubro, no congresso da modalidade.

Art. 35 - As partidas serão disputadas em 2 (dois) sets vencedores de 18 pontos (rally), sem ponto limite. Caso haja necessidade de um 3º set, este será de 15 pontos, sem ponto limite.

Art. 36 - A abertura das inscrições das vagas dos atletas do Vôlei de Praia será feita às 10 horas do dia 2 de maio de 2022 e será encerrada no mesmo horário no dia 09 de maio de 2022. Essas inscrições deverão ser feitas em mensagem por e-mail para intercolegial@abadai.com.br seu registro obedecerá ao horário em que forem recebidas.

Parágrafo Único - Tem vaga garantida na competição, desde de que cumpram as normas para a inscrição, os colégios cujas Duplas se classificaram entre as quatro (4) primeiras nas etapas masculina e feminina no Intercolegial do ano passado.

XADREZ

Art. 37 - O xadrez será dividido nas categorias: Sub 13 não federado masculino/feminino para atletas nascidos após 2009 (inclusive); Sub 15 não federado masculino/feminino para atletas nascidos após 2007 (inclusive); Sub 18 não federado masculino/feminino para atletas nascidos até 2004 (inclusive); e Sub 18 livre masculino/feminino para atletas nascidos até 2004 (inclusive).

Parágrafo Único: Os 8 (oito) títulos contarão pontos para a Contagem Geral do Intercolegial.

Art. 38 - Cada colégio poderá inscrever um máximo de 4 (quatro) atletas em cada categoria.

Parágrafo Segundo: Os atletas poderão subir de categoria ou classe, nunca descer, e os não federados poderão escolher participar da competição entre os federados. Cada Atleta só poderá participar de uma categoria.

Parágrafo Terceiro: A inscrição dos atletas deverá ser realizada através do site do Intercolegial até o dia 12 de agosto de 2022. Essa relação é definitiva, só podendo ser alterada por motivo médico devidamente comprovado.

Parágrafo Quarto: Essa ficha assinada e carimbada pela direção e pelo médico, deverá ser entregue até o dia 24 de agosto, no congresso da modalidade.

Parágrafo Quinto: Cada aluno terá que se apresentar para sua partida obrigatoriamente vestido com a camisa de seu colégio e com seu Jogo de Peças.

Art. 39 - As partidas serão individuais e disputadas no sistema suíço de emparceiramento em 5 (cinco) a 7 (sete) rodadas, dependendo do número de inscritos.

Parágrafo Primeiro: No primeiro lance ilegal completado por um jogador, o arbitro deverá dar 2 (dois) minutos extras ao seu oponente. No segundo lance ilegal completado pelo mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida perdida por esse jogador.

Art. 40 - Para apontar os colégios campeões masculino e feminino em cada categoria, serão computados todos os pontos obtidos com os resultados individuais de cada atleta por escola.

Parágrafo Único: Em caso de empate será levado em conta o maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, a decisão será pelo maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

INTERSOLIDÁRIO

Art. 41 – Como nos anos anteriores teremos a ação do Intersolidário, que também contará pontos para a Contagem Geral. A Estratégia de recolhimento de alimentos será definida no Congresso de Abertura.

A PREMIAÇÃO

Art. 42 - Será considerado o Campeão Geral do 40º Intercolegial SESC / O Globo, a Escola que obtiver o maior número de pontos na soma de todas as modalidades e categorias.

A tabela de pontuação é a seguinte:

Desfile de Abertura:
1º lugar - 20 pontos; 2º lugar - 18 pontos; 3º lugar - 16 pontos; 4º lugar - 14 pontos; 5º lugar – 12 pontos; 6º lugar – 10 pontos; 7º lugar – 8 pontos; 8º - 6 pontos.

Torcida do Desfile de Abertura:
1º lugar - 20 pontos; 2º lugar - 18 pontos; 3º lugar - 16 pontos; 4º lugar - 14 pontos; 5º lugar – 12 pontos; 6º lugar – 10 pontos; 7º lugar – 8 pontos; 8º - 6 pontos.

Intersolidário:
1º lugar - 20 pontos; 2º lugar - 18 pontos; 3º lugar - 16 pontos; 4º lugar - 14 pontos; 5º lugar – 12 pontos; 6º lugar – 10 pontos; 7º lugar – 8 pontos; 8º - 6 pontos.

Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei:
1º lugar - 20 pontos; 2º lugar - 18 pontos; 3º lugar - 16 pontos; 4º lugar - 14 pontos; 5º lugar – 12 pontos; 6º lugar – 10 pontos; 7º lugar – 8 pontos; 8º lugar - 6 pontos.

Xadrez e Skate:1º lugar - 14 pontos; 2º lugar - 12 pontos; 3º lugar - 10 pontos; 4º lugar – 8 pontos; 5º lugar – 6 pontos; 6º lugar – 4 pontos; 7º lugar – 3 pontos; 8º - 2 ponto.

Parágrafo Primeiro: A competição de torcida também contará pontos para apontar o Campeão Geral do 40º Intercolegial SESC / O Globo. A Escola que se apresentar com sua torcida organizada (mínimo de 20 alunos uniformizados, portando uma bandeira que a identifique e todos os alunos no mesmo setor do local de competição) ganhará 1 (um) ponto por cada jogo que acompanhar.

Art. 43 - Em caso de empate de duas ou mais escolas na contagem geral, será levado em conta o maior número de primeiros lugares conseguidos. Persistindo o empate, a decisão será pelo maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

Art. 44 - Serão premiadas com troféus:

a) as três primeiras Escolas colocadas na Contagem Geral da categoria Livre;

b) as três primeiras Escolas colocadas na Contagem Geral da categoria Jovem;

Parágrafo Único: A pontuação será a mesma do Art. 75.

Art. 45 - Serão premiadas também com troféus as Escolas colocadas em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria de cada esporte, no masculino e no feminino.

Art. 46 - Serão premiados com uma medalha os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas provas individuais. Nos esportes coletivos, as Escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão 16 (dezesseis) medalhas cada, sendo 14 (dezoito) para os alunos atletas inscritos, uma para o técnico e outra para o auxiliar técnico.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 47 - Os prêmios são pessoais e intransferíveis, não podendo ser convertidos em dinheiro.

Art. 48 - Os participantes concordam em autorizar, por dois anos, contados da apuração da equipe vencedora, o uso, pelos Promotores e Patrocinadores do Intercolegial 2022, de suas imagens, sons de voz e de seus nomes em filmes, vídeos, fotos, site, anúncios em jornais e revistas para divulgação do 40º Intercolegial SESC / O Globo, sem nenhum ônus para os Promotores e Patrocinadores da competição.

Parágrafo Único - Os atletas relacionados em cada modalidade cedem gratuitamente seus nomes e imagens a Infoglobo, com o fim de divulgação do Intercolegial e aceitam, também, receber mensagens pelo celular do Intercolegial e seus Parceiros.

Art. 49 - O presente Regulamento estará disponível no site intercolegial.com.br. Eventuais dúvidas relacionadas com esta competição e seu regulamento poderão ser esclarecidos pela Direção Técnica do Intercolegial através do e-mail intercolegial@abadai.com.br.

Art. 50 - Para todos os efeitos legais, os participantes do presente evento declaram que as informações transmitidas no ato das inscrições são legítimas, responsabilizando-se e isentando as empresas promotoras de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

Art. 51 - Todos os dados, documentos e informações fornecidos para os fins de inscrição e participação neste evento não serão devolvidos aos seus titulares após o término do 40º Intercolegial SESC / O Globo.

Art. 52 - As empresas promotoras reservam-se o direito de alterar qualquer item deste regulamento, bem como interromper a competição, caso seja necessário. Para tanto, todos os participantes efetivamente inscritos deverão ser informados, com aviso prévio de 5 (cinco) dias, através de correspondência eletrônica encaminhada no e-mail constante na ficha de inscrição de cada participante. Caso não haja concordância com os novos termos do regulamento ou com eventual interrupção, o participante poderá cancelar sua inscrição, liberando-se de suas obrigações assumidas.

Art. 53 - A participação no Intercolegial não gerará ao participante nenhum outro direito ou vantagem que não estejam expressamente previstos neste Regulamento.

Art. 54 - As empresas promotoras do 40º Intercolegial SESC / O Globo não se responsabilizam por acidentes que venham a ocorrer antes, durante ou depois dos jogos com alunos, atletas, técnicos, dirigentes ou torcedores das equipes participantes da competição.

Art. 55 - Todos os custos com transportes dos alunos atletas, torcidas e outros que surgirem em decorrência da competição correrão por conta da Escola.

Art. 56 - As infrações, ocorrências e recursos registrados no transcorrer do Intercolegial serão processados e julgados por uma Comissão de Disciplina, que será formada por 3 (três) advogados indicados pela Organização do evento, pelas Escolas e pela OAB-RJ, com base nas súmulas dos jogos, nos relatórios dos delegados e árbitros e nos informes da Direção Técnica, sendo que os procedimentos para a apresentação de recursos estão especificados neste regulamento.

Parágrafo Primeiro - As Escolas participantes da competição reconhecem a Comissão de Disciplina como única e definitiva instância para resolver as questões do Intercolegial, desistindo ou renunciando expressamente de recorrer à Justiça Comum.

Parágrafo Segundo - A Escola participante que recorrer à Justiça Comum será desligada automaticamente do Intercolegial, mesmo durante sua realização e não terá o direito de participar da competição do ano seguinte.

Art. 57 - A participação no 40º Intercolegial SESC / O Globo implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento

Parágrafo Único: As Escolas e seus atletas devem, obrigatoriamente, conhecer esse Regulamento e as Regras Oficiais aplicadas ao Basquete, Futsal, Handebol, Skate, Vôlei e Xadrez, os esportes que fazem a programação do Intercolegial.

Art. 58 - As situações que estiverem omissas neste regulamento serão resolvidas pela Organização Geral do Intercolegial, que será formada por Janaína Claro, Roberto Garofalo e Sergio Freitas.