#tbtinter2021 Na base do empenho, Chrystian lidera o Elite na difícil campanha do título no vôlei sub-16
Clique para ampliar

As boas campanhas do Elite Rede de Ensino no vôlei do Intercolegial tornaram a escola inscrita por sua unidade da Tijuca uma das forças da modalidade. Na edição anterior dos jogos, em 2019, o colégio se classificou para quatro finais nas seis categorias e faturou três títulos. No Inter 2021, em disputa no início de outubro, no ginásio do Camões Pinochio, em Jacarepaguá, os meninos sub-16 se sagraram campeões com vitória por 2 sets a 0 sobre o Loide Martha, de Caxias.

O sexteto do Elite teve desempenho firme e seguro para chegar ao primeiro lugar. Mas não foi tão fácil assim. A semifinal foi considerada uma decisão antecipada e por pouco o Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, não conquistou a vitória. Num duelo de muita rivalidade, o Elite saiu perdendo e com muita entrega acabou virando a partida, vencendo por 2 sets a 1, com direito a vantagem mínima no tie brake (15 x 13).

Todo o esforço para bater o Garriga de Menezes parece ter dado força extra ao Elite, que entrou com muita confiança na finalíssima e com atuação praticamente perfeita faturou o primeiro lugar com parciais de 25 a 16 e 25 a 12 sobre o Loide Martha.

Para Chrystian David Alves, um dos grandes nomes da escola inscrita pela Tijuca, com muitas viradas de bola decisivas, a equipe se recuperou do susto de perder o primeiro set da semifinal e teve forças para se concentrar e corrigir as falhas.

— Ganhamos a semifinal de virada, foi difícil mas tivemos força. A gente prestou mais atenção no que estávamos errando. Consertamos o saque, porque conseguimos nos concentrar melhor, tivemos boas sequências e fizemos tudo direitinho. Acabou sendo uma preparação para a final. Vimos o que estávamos fazendo de errado e conseguimos acertar para a decisão — afirma Chrystian.

Durante a campanha do Elite no vôlei do Inter 2021, o que ficou mais evidente foi a personalidade forte dos atletas, que procuravam vibrar muito a cada ponto e incentivar os companheiros tanto nos acertos como nos erros. Chrystian foi um dos exemplos da determinação da equipe, comandada pelo professor Paulo Romero. Em sua análise, no entanto, o jovem de 15 anos admitiu que ainda precisa falar mais em quadra.

— Gostei do meu desempenho. Achei que foi bom. Só preciso de um pouco mais de comunicação, porque às vezes acabo esquecendo disso no meio do jogo, mas foi tudo bem — acredita, deixando claro o quanto estava feliz com o troféu de campeão:

— Foi uma conquista muito importante, porque a gente teve poucas semanas de treinamento. Tudo o que a aconteceu a gente falou que ia acontecer. Conseguimos seguir toda a nossa preparação até o final.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, a equipe campeã do Elite posa no ginásio do Camões Pinochio. Chrystian é o primeiro agachado da direita para a esquerda.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar