#tbt Colégio Brigadeiro Newton Braga e sua torcida roubam a cena no futsal sub-18 não federado masculino
Clique para ampliar

O Intercolegial 40 anos só volta depois das férias de julho. Após as disputas de futsal e skate, cinco modalidades vão encerrar a edição histórica dos Jogos, em novembro. Vamos aproveitar a quinta-feira para relembrar momentos marcantes da primeira parte da competição. A participação do Colégio Brigadeiro Newton Braga, da Ilha do Governador, foi um dos pontos altos, principalmente por conta de sua animada torcida.

A animação dos alunos do Newton Braga rendeu a quarta colocação na disputa entre torcidas, no Desfile de Abertura. O primeiro dia do Inter também rendeu para a escola o sexto lugar na apresentação dos desfiles, cujo tema foi “Sesc Intercolegial 40 anos contribuindo para o futuro do esporte”.

Quando a bola rolou para o futsal, no entanto, é que a torcida mostrou sua importância. E nada melhor do que a primeira rodada ter sido na Ilha do Governador, na Vila Olímpica Nilton Santos. Aproveitando o fato de o colégio ser do mesmo bairro, os torcedores tomaram boa parte do ginásio e tiveram papel muito importante na vitória por 5 a 2 do Newton Braga sobre o Signorelli, de Jacarepaguá.

Os meninos da equipe sub-18 não federada partiram então para Queimados, rumo ao Colégio Municipal Metodista, local da segunda rodada. A distância não foi obstáculo para todos os envolvidos da escola da Ilha do Governador, que chegou com o ônibus lotado e transformou o ginásio numa festa. A equipe correspondeu, mas o roteiro foi sofrido, com triunfo de 7 a 6 nos pênaltis sobre o Santa Terezinha, de São Gonçalo, após empate em um gol.

Nas semifinais, disputadas em seu ginásio, a torcida tomou grande parte da arquibancada e apoiou o time do início ao fim do jogo, considerado uma final antecipada da categoria. Desta vez, entretanto, o resultado positivo não veio. Os meninos do Newton Braga lutaram o tempo inteiro e fizeram um duelo muito equilibrado com o Triângulo, de Bento Ribeiro. No fim, a equipe da Zona Norte venceu por 2 a 1 e carimbou o passaporte para a final.

A conquista do bronze teria sido a coroação do lindo roteiro escrito pelo Newton Braga no futsal. A medalha, no entanto, acabou ficando com o Seice, de Caxias, pelo placar de 5 a 4, em mais um jogo parelho. Após a decisão do terceiro lugar, o técnico Rodrigo Terra fez questão de enaltecer a torcida e agradecer todo o apoio que recebeu da escola.

— Nosso diretor e a nossa coordenadora, a Tenente Jansen, nos deram total apoio, com infraestrutura, ônibus para a equipe e a torcida. Os pais também fizeram sua parte liberando os alunos para nos apoiar e conseguimos trazer torcedores fervorosos, animados, que certamente tiveram papel fundamental na campanha do nosso time e só temos a agradecer — afirma o professor, que contou um pouco da campanha da escola no futsal:

— Estávamos de bye na inscrição do futsal e a confirmação da vaga veio em cima do início da competição. Treinamos apenas uma vez antes do primeiro jogo e fizemos um total de nove treinamentos até a última partida. Fizemos o time da seleção do campeonato interno e a gente precisava colocar na cabeça da garotada que jogasse futsal com disciplina tática para que não virasse pelada. Acho que a gente conseguiu. Eles foram sensacionais e fizeram até milagre, porque nosso time foi bastante competitivo e perdeu nos detalhes.

Na foto abaixo, o time do Newton Braga posa em seu ginásio.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar