Seis escolas dividem os títulos das categorias do basquete
Clique para ampliar

O ginásio do Sesc Ramos ferveu com as finais do basquete. Mesmo sem a tradicional fogueira, o clima de São João esquentou o ambiente, invadiu a quadra e muitos vencedores comemoraram seus títulos dançando quadrilha. Em clima de revanche, as meninas do Marista São José, da Tijuca, desbancaram as rivais do Loide Martha, de Caxias, e, diferentemente do ano passado, conquistaram a categoria sub-18 não federada.

A vitória por 23 a 20 da tradicional escola tijucana foi marcada pela festa nas arquibancadas, que se estendeu para dentro da quadra, com muita animação das campeãs. O professor Alex Frade reconheceu o avanço da sua equipe, em comparação ao ano passado:

— Em 2016, nós não tínhamos muitas atletas para revezar, algo que conseguimos este ano. Além disso, o Loide Martha veio praticamente com a espinha dorsal do ano passado. Então, nós fizemos elas jogarem o nosso jogo e não a gente jogar o delas, como aconteceu anteriormente.

Na final inédita da categoria sub-18 não federada masculina, um confronto de altíssimo nível entre Centro Educacional Senador Camará (Cesc), de Nova Iguaçu — na foto abaixo —, e Colégio Notre Dame, de Ipanema, decidido nos segundos finais a favor da equipe da Baixada (31 a 28). O professor Natan Comissário não escondeu a felicidade após o jogo:

— Não tem como mensurar o peso desta vitória. Quero agradecer ao diretor Michel, ao meu auxiliar Rômulo Nunes e a todos os funcionários da escola pelo apoio ao trabalho. Meu time se encaixou bem ao longo da competição, conciliando garra, objetividade, raça e técnica. Jogaram um basquetebol de alto nível — comemora Nathan, que aproveitou para homenagear seu mestre:

— Queria dizer que esse título vai para o meu mentor, Seu João, do Lisam (escola de Nova Iguaçu, que conquistou vários títulos no basquete do Intercolegial), que hoje está no céu. Um dia ele me disse que eu seria um grande treinador e conquistaria muitos títulos.

Nas disputas entre as categorias federadas, nada de surpresas. No feminino, o ADN Master, do Méier, superou o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito pela unidade de Cascadura, por 68 a 35. E no masculino, o Colégio Vasco da Gama, que fica no Complexo Esportivo de São Januário, ganhou do Loide Martha por 67 a 52.

O cruzmaltino se sagrou tricampeão do Intercolegial com uma campanha de vitórias irretocáveis. O técnico Luiz Mauro "Brasília" rendeu muitos elogios a nova geração do basquete vascaíno e garantiu que muitos frutos ainda serão colhidos.

— Jogamos com seriedade e mostramos o nosso basquetebol da melhor forma possível, sem nos preocuparmos muito com o adversário. Agora é montar outra equipe e buscar o tetracampeonato ano que vem — afirma Brasília, acrescentando que o Vasco está invicto no primeiro turno dos estaduais sub-15, 16, 17 e 19.

Nas categorias de base (sub-14), mais uma vez as escolas do projeto Ginásio Experimental Olímpico (GEO) apareceram com força total. No masculino, vitória de 31 a 25 do Félix Mieli Venerando, do Caju, sobre o Doutor Sócrates, de Guaratiba, no clássico dos GEOs. O troco do Sócrates veio com as meninas, que venceram o Ciep Álvaro da Fonseca Lontra, de Miracema, na prorrogação, por 20 a 18.

O basquete foi a primeira modalidade a conhecer seus campeões no Intercolegial 35 anos. No Desfile de Abertura, houve troféus para os vencedores de melhor desfile e da disputa entre torcidas.





Voltar