Seis categorias e seis campeões: com decisões equilibradas, decisões do basquete agitam o Sesc Ramos
Clique para ampliar

Lágrimas de prata e de ouro inundaram as finais do basquete do Intercolegial 2018 — disputadas no ginásio do Sesc Ramos. Partidas eletrizantes incendiaram todos os presentes, desde torcedores até alunos e professores dos colégios que brigavam pelo degrau mais alto no pódio. Como nenhuma escola chegou a mais de uma decisão, seis campeões diferentes evidenciaram o equilíbrio da modalidade na 36ª edição da maior competição entre estudantes do Brasil.

Um grande encontro marcou um dos duelos mais esperados do dia. Acostumados a competir por seus clubes, os federados costumam apresentar o maior nível técnico e foi assim que o Colégio Vasco da Gama superou por apenas um ponto de diferença (57 a 56) o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito pela unidade de Cascadura.

Ala-pivô do Vasco, o gigante Ítalo Honorato, de 2,07m, marcou 20 pontos e foi o cestinha da partida, cujo vencedor só foi definido nos instantes finais da partida. Para o técnico Luiz Brasília, o ponto forte dos vascaínos foi a defesa, apesar de o resultado ter sido muito apertado.

— O jogo foi lá e cá, com o Santa Mônica (Centro Educacional) dando tudo de si. Basta ver o placar. Mas nós conseguimos defender bem e atacar na mesma intensidade. O resultado do nosso trabalho é o título, o time está de parabéns — vibrou o treinador campeão.

Já no feminino sub-18 federado, o ADN Master, do Méier, ficou com a medalha de ouro e conquistou o tetracampeonato ao derrotar por 47a 24 o tradicional Colégio Militar, da Tijuca. O jogo não foi complicado para as detentoras do título, que dominaram amplamente os quatro períodos. Brenda da Silva, cestinha da partida, marcou 19 pontos para a equipe campeã.

Outra partida que mexeu com os brios foi a dos rapazes que decidiram o primeiro lugar sub-18 não federado. A peleja foi decidida no último período, com o Notre Dame, de Ipanema, vencendo por seis pontos (50 x 44) o Centro Educacional Piraquara, de Realengo. O time da Zona Oeste começou a pontuar no fim, mas não conseguiu tirar a diferença do adversário. Bernardo Margem, ala-armador do time da Zona Sul, foi o cestinha, com 23 pontos.

Ainda entre os federados masculinos, desta vez pela categoria sub-15, o GEO Félix Miéli Venerando, do Caju, derrotou por 41 a 25 o Colégio Independência, de Caxias, para chegar ao lugar mais alto do pódio. Lincon Cantarine, ala da equipe da Zona Norte, marcou 13 pontos e foi o maior pontuador do jogo.

Entre as meninas sub-18 não federadas, o Loide Martha, de Caxias, bateu o Marista São José, da Tijuca, por 18 a 16, e ficou com o título. No sub-15 feminino, o GEO Dr. Sócrates, de Guaratiba, não tomou conhecimento do Colégio Estadual Professor Carlos Brandão, de Cachoeiras de Macacu, e fechou o quarto período em 23 a 4.




Voltar