Saúde é a prioridade do Intercolegial 2021
Clique para ampliar

O Intercolegial está de volta. Mas encontrar o caminho para o tão aguardado retorno não foi nada fácil. Criador e diretor geral da competição, Roberto Garofalo explicou os bastidores para a decisão de bancar a disputa com atenção total aos protocolos sanitários e aproveitando a crescente vacinação e a queda dos números da pandemia no Estado do Rio de Janeiro.

A saúde sempre será prioridade máxima, por isso, houve até mudanças no regulamento para que todos possam competir com o máximo de segurança. Garofalo detalhou como o martelo foi batido para a realização do Inter 2021.

— Foi muito difícil, mas encontramos um caminho que acompanhou a queda da pandemia e o crescimento da vacinação. As competições começarão em outubro, quando os alunos inscritos já terão recebido a primeira dose da vacina — afirma, acrescentando que algumas adaptações ao regulamento também foram necessárias:

— A apresentação do cartão de vacinação faz parte da documentação do atleta. Além disso, dentro do protocolo sanitário que orienta a competição, o aluno também fará um teste de Covid, antes de seus jogos. Isso está no Regulamento desse ano, assim como a efetivação dos jogos sem torcida.

O sucesso do Intersolidário mostrou mais uma vez a força do Intercolegial, com mais de 14 toneladas de alimentos arrecadados para a para a Campanha Mesa Brasil Sesc RJ. Agora, o objetivo é dar continuidade ao Intercolegial proporcionando a volta dos jovens à prática de esportes. E mais uma vez foi preciso ser bastante criterioso para escolher as modalidades num período bem mais curto de competição, que tradicionalmente ocupa os dois semestres.

— Dividimos o Inter em duas partes, com o Intersolidário no primeiro semestre. Agora, a fim de acompanhar com cautela o quadro da pandemia por todo ano, nos restou apenas dez finais de semana para realizar os jogos. Assim, tivemos que reduzir as modalidades. Sempre é duro cortar um esporte, pois conhecemos o universo que atinge cada ausência. Após muitas análises, resolvemos trabalhar com seis, a metade da última edição — explica o diretor.

Os esportes escolhidos foram o vôlei, o handebol — que estão presentes desde a primeira edição do Intercolegial —, o skate, que trouxe duas medalhas de prata nas Olimpíadas de Tóquio, o basquete 3 x 3, o vôlei de praia e o xadrez. Agora, a bola está com as escolas para a formação de equipes e Garofalo não economiza na confiança em mais uma edição vencedora:

— Assim como nós tivemos dificuldade para montar a competição, os colégios terão dificuldades para montar suas equipes. Entretanto, temos ao nosso lado a força do Intercolegial, uma competição que em 2022 completará 40 anos. Não é para qualquer um. E sem medo de errar, posso afirmar que completaremos todas as vagas, pois os colégios sabem do respeito que a organização do Inter tem por todos eles e do protocolo sanitário rigoroso que será aplicado.

Para a realização do Intercolegial e também dos próximos eventos que serão organizados pela Editora Globo, foi estabelecida uma parceria com o Sírio-Libanês. Profissionais da instituição, que é referência no setor, vão estabelecer protocolos de acordo com a necessidade de cada um desses encontros.

As inscrições do Intercolegial 2021 serão abertas a partir do dia 1º de setembro.

FOTOS: Ari Gomes





Voltar