Santa Mônica Centro Educacional e Cesc (Centro Educacional Suzano Costa) se classificam para três finais no handebol, cada um
Clique para ampliar

Os grandes vencedores das semifinais do handebol do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO foram o Cesc (Centro Educacional Suzano Costa), de Guaratiba, e o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), que se inscreve pela unidade de Cascadura. Já o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, disputará dois títulos. A modalidade definiu as decisões de suas seis categorias na Vila Olímpica Félix Venerando, em Honório Gurgel.

Para chegar às finais sub-18 livres, o SMCE derrotou por 17 a 7 o próprio Cesc no feminino e cumpriu o protocolo no masculino, já que o adversário, o Centro Educacional Recriando, de Jacarepaguá, não compareceu, pois estava disputando uma competição, em Brasília. A terceira vitória foi por 20 a 2, em cima do GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, pela sub-14 feminina.

Técnico do feminino sub-18, Ruy Sanches não gostou da atuação de suas comandadas, mesmo com o time jogando com duas atletas a mais. O experiente e vitorioso professor achou que as meninas não cumpriram o que foi treinado durante a preparação da equipe.

- Eu falo muito para elas que a obediência é a mãe da vitória. Então, se você seguir o combinado no pré-jogo, as coisas vão acontecer naturalmente. Se não seguir, a tendência é que as coisas fiquem mais difíceis. A gente venceu o jogo, com duas atletas a mais, mas tivemos uma atuação abaixo do nosso potencial – resume o técnico.

Presente nas seis semifinais, o Cesc realizou um feito incrível no handebol 2019 e acabou com 50% de aproveitamento. A escola de Guaratiba se classificou em dois confrontos com o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, ambos com os meninos. Pela sub-14 ganhou do poderoso rival pelo placar de 24 a 15 e voltou a se dar bem na sub-12 (25 x 10). A terceira vaga veio na sub-12 não federada feminina, com vitória por 10 a 2 sobre o GEO Félix Venerando, do Caju.

Outra colégio que merece destaque é o próprio Antônio da Silva, que carimbou o passaporte para duas decisões, ambas nas categorias sub-18. Na feminina derrotou por 18 a 9 o Recriando e na masculina, bateu por um ponto de diferença o Cesc (16 x 15). Esta última com um toque especial, pois será a despedida do treinador Joel Dutra no comando da equipe da escola da rede pública, como revela o próprio:

- Esse ano eu entrei para a direção e não está dando para acompanhar mais os treinos. Assim, a partir do ano que vem, vou atuar como gestor na escola, cargo que me impossibilitará de estar em quadra o tempo todo – esclarece Joel.

O GEO Samaranch superou por 17 a 9 o Pio XI, de Ramos, e beliscou a vaga na decisão sub-12 não federada masculina. Outra que se deu bem foi a Escola ECO, do Grajaú, que superou por 10 a 3 o próprio GEO Samaranch.

O Pio XI também não ficou de fora e jogará pelo título sub-14 masculino. A escola de Ramos se classificou nos tiros de sete metros pelo placar de 3 a 2 sobre o GEO Félix, após empate em 18 gols. Para finalizar, o Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, também carimbou seu passaporte ao bater por 36 a 25 o Cesc e disputará a final sub-14 feminina.




Voltar