Raro equilíbrio de forças e rivalidade acirrada elevam status do xadrez no 37° Intercolegial Sesc O GLOBO
Clique para ampliar

Mesmo sem repetir a façanha de ter sido a modalidade mais popular do ano passado, o xadrez voltou a subir de patamar no 37° Intercolegial Sesc O GLOBO, com presença de 520 enxadristas e milhares de pessoas na unidade de Cascadura do Santa Mônica Centro Educacional. A rivalidade foi o ingrediente final e, num raro equilíbrio de forças, o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, foi campeão três vezes e ganhou o maior número de títulos nas oito categorias.

Além de consolidar o crescimento impressionante, o excelente nível técnico e a disputa pódio a pódio deram contornos de final de campeonato ao xadrez. E foi o que de fato aconteceu. Superado pelo GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, em 2018, o GEO Samaranch faturou os primeiros lugares sub-13 e sub-15 não federados masculinos e sub-15 não federado feminino. Além disso, ficou com o vice-campeonato sub-13 não federado feminino e o terceiro lugar sub-18 não federado feminino. A quarta colocação da categoria sub-18 federada feminina fechou o retrospecto.

A empolgação com o grande resultado foi evidente, desde do professor de xadrez da escola de Santa Teresa, Antônio Holanda, passando por seus alunos e chegando a todos que acompanharam a participação da escola. Ainda emocionado com a proporção do evento e com a presença de muitas famílias, que formaram uma multidão, Holanda enalteceu um dos acontecimentos mais importantes do Inter 2019.

— O GEO Samaranch mudou o paradigma do xadrez no Rio de Janeiro. Em 2013 fomos a primeira escola municipal (da rede pública) a conseguir o título geral do xadrez. A partir daí, as escolas começaram a se fortalecer e aumentaram muito o nível do xadrez no Intercolegial — acredita o professor, que contou com a força máxima da escola na modalidade.

— Convoquei todos meus 31 atletas para ajudar nessa missão. Foi uma dureza, não foi fácil. Os rivais estão cada vez mais competentes e isso faz com que nossos alunos cresçam como esportistas e pessoas — completa.

O GEO Doutor Sócrates, por outro lado, também obteve desempenho de campeão, com dois títulos (sub-18 masculino e sub-13 feminino, ambos não federados) e mais quatro pódios, sendo três segundos lugares (sub-15 não federada tanto masculina, como feminina, e sub-13 não federada masculina) e um terceiro (sub-18 federada feminina), além do quarto lugar na sub-18 livre masculina.

Vencedor da categoria sub-18 não federada feminina, o Santa Mônica Centro Educacional, anfitrião do xadrez, chegou entre os quatro melhores nas oito categorias e realizou uma campanha marcada pela regularidade. A escola chegou em segundo lugar duas vezes (sub-18 não federada masculina e sub-18 federada feminina) e faturou quatro bronzes (sub-13 e sub-15 não federadas femininas e sub-15 não federada e sub-18 federada, ambas masculinas). Para finalizar, chegou em quarto na sub-13 não federada masculina).

O Sistema Elite de Ensino, inscrito pela unidade da Tijuca, beliscou o título sub-18 federado feminino. A escola também ficou com os vice-campeonatos sub-18 federado masculino e sub-18 não federado feminino; e o quarto lugar sub-18 não federado masculino.

O IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), da Praça da Bandeira, fechou a galeria de vencedores com o ponto mais alto do pódio na categoria sub-18 federada masculina. O Colégio Estadual São Cristóvão, do mesmo nome do bairro, e a Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, de Marechal Hermes, ficaram em terceiro na sub-13 não federada masculina e sub-18 não federada masculina, respectivamente.

Considerado um dos maiores árbitros no cenário do xadrez mundial, Élcio Mourão coordena a disputa do Inter há 11 anos. A vasta experiência, no entanto, não tirou a felicidade com mais uma grande festa e a presença maciça dos amantes dos tabuleiros e das peças brancas e pretas.

— O nível técnico do Intercolegial está melhorando a cada ano. Em 2019 tivemos mais alunos e escolas inscritas e isso valoriza mais a competição, que ganha espaço e força. O local de disputa foi sensacional, com uma ótima estrutura e a equipe de arbitragem foi perfeita. Tudo funcionou da melhor forma possível e saio satisfeito daqui — comemora o árbitro.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.

Confira os resultados do xadrez 2019:

Categoria sub-18 federada masculina

1 IFRJ
2 Elite
3 SMCE
4 GEO Doutor Sócrates

Sub-18 não federada masculina

1 GEO Doutor Sócrates
2 SMCE
3 Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá
4 Sistema Elite de Ensino

Sub-15 não federada masculina

1 GEO Juan Samaranch
2 GEO Doutor Sócrates
3 SMCE
4 GEO Félix Venerando

Sub-13 não federada masculina

1 GEO Samaranch
2 GEO Doutor Sócrates
3 Colégio Estadual São Cristóvão
4 SMCE

Sub-18 federada feminina

1 Sistema Elite de Ensino
2 SMCE
3 GEO Doutor Sócrates
4 GEO Juan Samaranch

Sub-18 não federada feminina

1 SMCE
2 Sistema Elite de Ensino
3 GEO Juan Samaranch
4 IFRJ

Sub-15 não federada feminina

1 GEO Juan Samaranch
2 GEO Doutor Sócrates
3 SMCE
4 GEO Félix Venerando

Sub-13 não federada feminina

1 GEO Doutor Sócrates
2 GEO Juan Samaranch
3 SMCE
4 GEO Nelson Prudêncio




Voltar