Professores devem ficar atentos às adequações nos regulamentos do vôlei e do handebol, devido à pandemia
Clique para ampliar

Com praticamente 40 anos de disputas, desde o início dos anos 1980, o Intercolegial se consolidou graças à união de todos que fazem a competição acontecer. Este sucesso também é sustentado pela transparência dos organizadores com todos os envolvidos, também aplicada na redação do regulamento. Não há privilégio a nenhuma modalidade, mas é inegável que o vôlei e o handebol, presentes na programação de 2021, são peculiares por estarem na programação desde o primeiro dia de disputa, nos idos de 1982.

E os professores devem ficar especialmente atentos a estes dois esportes, que assim como os outros, sofreram modificações importantes para se adequar aos protocolos sanitários devido à pandemia da Covid-19. Vale ressaltar que serão oito equipes e disputa num só dia no sistema de eliminatória simples, em ambas modalidades. Apesar dos apelos, ouvidos e registrados pela organização, não há possibilidade de haver alterações, conforme explica Sérgio Freitas – coordenador técnico do Intercolegial:

– Muitos professores têm nos ligado, pleiteando mudanças no sistema de disputa. Infelizmente, não temos como mexer no que foi definido para o regulamento. Pedimos que os professores e os responsáveis pelas participações dos colégios no Inter 2021 fiquem ainda mais alerta a todos os pontos do regulamento.

Outro ponto importante para as disputas do handebol e do vôlei é que as montagens tabelas serão feitas por sorteio. Já a relação de atletas – fechada no congresso técnico – é a definitiva. Se no dia do jogo o aluno testar positivo em seu exame, fica fora da competição e o colégio não poderá substituir. O cartão de vacinação é outra exigência e terá de ser apresentado na hora da assinatura das súmulas dos jogos.

FOTOS: Ari Gomes

Confira alguns itens do regulamento para a disputa do handebol e do vôlei no Intercolegial 2021.

Art. 3º - As escolas que se inscreverem no Intercolegial 2021 autorizam a realização de testes de Covid em todos os atletas e comissão técnica nos dias dos jogos.

Parágrafo Segundo: As inscrições para os esportes relacionados a seguir são limitadas e serão encerradas quando se completar o número estabelecido: Handebol - Sub 16 Livre Masculina, 8 equipes: Sub 16 Livre Feminina, 8 equipes. Vôlei - Sub 16 Não Federado Masculino, 8 equipes: Sub 16 Não Federado Feminino, 8 equipes.

Parágrafo Quarto: Os prazos finais para a confirmação da participação nas modalidades são os seguintes:

a) Handebol (masculina e feminina): até 24 de setembro de 2021;

d) Vôlei (masculina e feminina): até 22 de outubro de 2021;

Art. 8º - No conjunto dos esportes coletivos (vôlei e handebol), a Escola só poderá inscrever até 2 (duas) equipes. Esse total é a soma de equipes masculinas e femininas ou só masculinas ou só femininas.

Parágrafo Único: Não existe limite de inscrições de equipes dentro de um mesmo esporte coletivo, apenas a obediência de uma equipe dentro das categorias de idade e sexo.

Art. 10º - O 39º Intercolegial Sesc O Globo será disputado em chave única no vôlei, handebol, basquete 3x3 e vôlei de praia. A montagem da chave de cada esporte, que obedecerá ao número de equipes inscritas, será feita por sorteio. (Esse ano não terá separação por ranking, todos irão para o sorteio).

Art. 26 – Todos os jogos de handebol serão realizados no mesmo final de semana, com os masculinos aos sábados e os femininos no domingo (Vôlei também será realizado todo em um final de semana, sem ser o mesmo final de semana de outra modalidade).

Art. 12 - O sistema de disputa será confirmado nos Congressos Técnicos de cada modalidade, oportunidade em que as dúvidas do regulamento serão esclarecidas, as chaves serão sorteadas e a programação de cada esporte divulgada.

a) Handebol (masculina e feminina): até 29 de setembro de 2021

d) Vôlei (masculina e feminina): até 27 de outubro de 2021

Art. 16 - No ato da assinatura da súmula e na montagem das séries dos esportes individuais, os alunos atletas deverão apresentar seu documento de identidade original e com retrato, que poderá ser a Carteira de Identidade, de Trabalho, Passaporte ou Habilitação.

Parágrafo Primeiro: Somente serão aceitos os quatro documentos apontados neste artigo. A não apresentação de um deles acarretará no impedimento da participação do aluno atleta no jogo ou prova em que estiver escalado.

Parágrafo Segundo: Além dos documentos exigidos no regulamento, os atletas, treinadores e auxiliares terão que apresentar a carteira de vacinação (Comprovante de vacina do COVID) para participar dos jogos.




Voltar