Os segredos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana no xadrez
Clique para ampliar

Na competição de xadrez, realizada no SESI de Jacarepaguá, a Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, do Maracanã, não conseguiu repetir a boa campanha de 2014. Mesmo assim, o professor Roberto Almeida saiu satisfeito com o desempenho dos alunos. Roberto, aliás, tem uma história de muito sucesso no esporte.

Na década de 1970, foi motivado a praticar a modalidade por meio de teste vocacional, para melhorar a concentração, capacidade de memória e raciocínio lógico. Aos 18 anos, teve a primeira experiência profissional.

- Quando morava em Nova Iguaçu, consegui uma bolsa de estudo para fazer o pré-vestibular no Colégio Afrânio Peixoto. Como o diretor também gostava de xadrez, ministrava aulas gratuitas para os alunos da escola – recorda Roberto.

Em 1982, já com 21 anos, cadastrou-se na Federação de Xadrez do Rio de Janeiro. No mesmo ano, Roberto participou do primeiro campeonato, no clube IBC. Entretanto, teve que dar uma pausa na carreira em 1987 ao passar para a Faculdade de Física da UFRJ.

- Parei de jogar em virtude da minha vida particular muito corrida. Não me sobrava tempo para praticar – lembra o professor.

Ao ingressar na Ferreira Viana, Roberto iniciou oficinas de xadrez na escola e em 2012 o colégio participou da primeira competição: o 30º Intercolegial. Na ocasião, a escola da rede pública estadual ficou em segundo lugar no individual e em terceiro por equipes, na livre não federado masculino. Desde então, Roberto dedica seu tempo no colégio do Maracanã e em estudos de aperfeiçoamento de técnicas enxadristas, pois pretende retornar ao ciclo de torneios.





Voltar