Obrigado por todo apoio e colaboração, Claudio Patriota
Clique para ampliar

“Um, dois, três; raça, raça, Anglo”. O grito de guerra muito ouvido em todos os ginásios nas disputas do Intercolegial está desfalcado. O Colégio Anglo-Americano, da Barra da Tijuca, perdeu no último dia 17 o mentor desse projeto. Radicado no judô e apaixonado por handebol, Claudio Jorge Patriota de Almeida era mais do que um professor. Pai, amigo e companheiro de muitas gerações que passaram nos tatames e nas quadras, sejam elas de alunos ou de rivais. Mas nunca inimigos, pois prezava, acima de tudo, o espírito de equipe.

Faixa preta e quarto Dan no judô, Claudio teve de interromper a carreira por um problema no joelho. No início do século, construiu um elenco de handebol para atender a vontade de um aluno. Mesmo sem saber muita coisa sobre o esporte, embarcou nessa jornada, que lhe renderia muitos frutos. Participou de vários Congressos e Encontros promovidos pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), para adquirir mais conhecimento da modalidade. O resultado veio com títulos em muitos campeonatos: Intercolegial, Petro-Hand, Copa Amizade, Copa Anglo-Americano... Alguns idealizados por ele mesmo. Outros, convidado pelos amigos que formou no meio.

O grande ápice nos ginásios foi a trajetória fora do banco. Membro da equipe de produção do Mundial Feminino de 2011, que aconteceu no Brasil, mostrou para a cúpula do Handebol que era  capaz de voos mais altos. Não por menos, foi convidado para ser o gerente de quadra (FOP 1 para os mais íntimos) dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Trabalho árduo, cansativo. Mínimas horas de descanso, mas muita dedicação para fazer da Arena o seu Futuro. Poucas pessoas sabem disso, porém, todos os voluntários e coordenadores tiveram que remontar o piso, por desnível. Em menos de seis horas, a quadra estava nova e pronta para jogo.

E por todo o seu trabalho para enriquecer e expandir a modalidade mais praticada nas escolas do Rio de Janeiro - e ainda desconhecida no senso comum -, o Intercolegial presta esta homenagem para este professor, que jamais deixou de lado o amor e a paixão pelo esporte. Obrigado por todo seu apoio e colaboração, Claudio Patriota.





Voltar