Numa disputa acirrada, Gabriel Bastos, de 15 anos, fatura título no xadrez sub-18 para o Elite Rede de Ensino
Clique para ampliar

Das seis medalhas de ouro em disputa no xadrez do Intercolegial 2021, quatro ficaram com alunos do Santa Mônica Centro Educacional, que sediou a competição em sua unidade de Bento Ribeiro. Gabriel Bastos, do Elite Rede de Ensino, foi um dos que conseguiu furar a barreira do grande vencedor com o título sub-18 livre.

Com apenas 15 anos, Gabriel já é federado e teve de jogar com adversários de faixa etária até 18. Numa disputa muito parelha, ele superou por meio ponto (4,5 x 4) Andrew de Carvalho Leite, do Loide Martha, de Caxias. Medalha no peito, o aluno do Elite, inscrito pela unidade da Tijuca, rasgou elogios ao campeonato.

— A competição foi muito dura. Acabou que consegui ir bem nas partidas e fui campeão com meio ponto de vantagem. Foi bastante suado. Eu ganhei as quatro primeiras partidas e empatei a última. Só precisava de um empate para ser campeão. Foi um torneio muito bom, de nível técnico elevado e com uma organização muito boa . Ainda bem que consegui levar essa medalha para casa. Esperava que seria bem legal, ainda mais por ter 15 anos e competir numa categoria sub-18 — comemora o jovem enxadrista, sem esconder o orgulho por ter enfrentado adversários mais velhos de igual para igual:

— Olha, eu encarei bem isso. Tenho 15 anos, sou federado e joguei na sub-18 federada. Mas acho que foi tranquilo, dentro do que eu esperava e consegui ir bem.

Durante a disputa do xadrez, um dos temas mais abordados foi a pandemia e a volta de uma competição presencial, mesmo cercada de vários cuidados exigidos pelo protocolo sanitário do Inter 2021. As mudanças para Gabriel, assim como para a maioria da população, foram impactantes.

— A maior parte do treino foi estudando, lendo livros e tudo mais. E, principalmente, com as aulas do meu professor. Agradeço muito o mestre Fide Daniel Rangel, que me ajudou muito nessa carreira e agora pretendo cada vez ir mais para frente e ganhar mais medalhas e mais troféus — planeja. — Disputei o Intercolegial pela primeira vez, em 2019. Marquei quatro pontos em seis partidas e não me lembro agora a posição que fiquei — completa.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, Gabriel disputa partida no xadrez do Inter 2021.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar