Na base do esforço, Décio atua como goleiro-linha e mostra talento embaixo das traves e nas saídas para o ataque
Clique para ampliar

Conseguir um jogador de talento no handebol é muito difícil, ainda mais quando é preciso lapidar o menino. Um goleiro então, nem se fala. Mas já pensou em um arqueiro bom embaixo das traves e também na linha? Esse é Décio Henrique Costa, camisa 11 do Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu.

Ele foi o protagonista na vitória por um ponto de diferença  (16 x 15) sobre o Cesc, de Guaratiba, que valeu vaga na decisão da modalidade no 37° Intercolegial Sesc O GLOBO. As semifinais foram disputadas na Vila Olímpica Félix Venerando, em Honório Gurgel.

Aos 16 anos, Décio já está acostumado com essa troca entre gol e linha. Só que, este ano, o garoto é uma peça fundamental no esquema do colégio estadual da Baixada, como revela o professor Joel Dutra:

— O Décio é um menino guerreiro. Começou jogando na linha, mas, como perdemos nosso goleiro ele fez o sacrifício de voltar para o gol e, com isso, pensamos em jogar com goleiro-linha. É um menino com suas dificuldades, me ajuda no mirim e hoje mostrou uma superação enorme em quadra.

A carreira de Décio no handebol começou primeiro na linha, na categoria mirim (sub-12). No Infantil (sub-14), ele atuou no gol. Já no cadete (sub-16), voltou para a linha e agora, no juvenil (sub-18), está de volta para debaixo das traves. Sobre essa função de ser goleiro-linha, Décio releva que gosta, mas acrescenta que existem os seus sacrifícios.

— É muito cansativo atacar e defender, pois faço um esforço enorme no ataque e depois preciso voltar e dar o gás na defesa — explica o jovem.

Na finalíssima, o Antônio da Silva disputa o título contra o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito pela unidade de Cascadura, em data e em local a serem definidos pela organização do Inter 2019.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar