Marcado por trabalhos de excelência, Dudu, técnico do Pio XI, conquista seu primeiro título no Intercolegial
Clique para ampliar

Quem acompanha o Intercolegial certamente conhece Dudu, técnico de basquete do Pio XI, de Ramos, responsável por montar equipes fortes e descobrir talentos. O que talvez muitos não saibam é que ele conquistou seu primeiro título na competição. Quis o destino que fosse no basquete 3x3, na Vila Olímpica da Mangueira, após bater muitas vezes na trave com seus quintetos na modalidade tradicional. Um presente no fim de semana após a sexta-feira do Dia dos Mestres.

— Os garotos estavam me perturbando porque no cinco contra cinco sou cinco vezes vice-campeão na categoria sub-15. Este é meu primeiro título de Intercolegial. Muito legal. É gratificante depois de tanto tempo e o trabalho sendo desenvolvido e bem feito — comemora Luiz Eduardo, o Dudu.

A decisão da categoria sub-15 mista foi um capítulo à parte no basquete 3x3 do Inter 2021. O Pio XI bateu por 5 a 2 o Loide Martha, de Caxias, na estreia, e depois passou para a final com vitória por um ponto de diferença (10 x 9) sobre o Elpídio da Silva, de Padre Miguel. Do outro lado, o trio misto do Camões Pinochio, de Jacarepaguá, tinha combustível extra, pois estava embalado pelo título na categoria livre feminino. Primeiro, superou por 8 a 2 o Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, e na sequência por 8 a 1 o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Cascadura.

No duelo pelo título, as meninas foram as protagonistas. Vale ressaltar que o ponto feminino é dobrado. O Camões Pinochio continuou apostando numa equipe com duas garotas e um menino, enquanto o Pio XI usava os garotos para preparar as jogadas para Flávia Guerra. A estratégia da escola comandada por Dudu deu certo, Flávia marcou seis pontos e o Pio XI venceu a finalíssima por 13 a 9.

— A equipe feminina do Camões é muito forte, assim como a masculina. A gente sabia dessa dificuldade. Tanto que a gente inverteu, colocou os meninos para marcar as meninas e a menina para marcar o menino. Acho que a estratégia funcionou, conseguimos abrir uma pequena diferença e controlamos o jogo nessa vantagem — revela Dudu, detalhando um pouco mais o seu esquema:

— Usamos a tática de o menino agredir a cesta, a defesa provavelmente vai em cima dele e a menina entra por baixo para receber a bola. Ela foi feliz porque acertou as tentativas.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar