GEO Samaranch comemora bom desempenho com a conquista do Troféu Fair Play
Clique para ampliar

Quem acompanha o Intercolegial sabe que não tem como não ficar de olho no GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa. Primeira escola da rede pública a conquistar o título geral da competição entre estudantes, o vice-campeão da edição de 2017 prima por fazer história e comprovou sua vocação ao abiscoitar o inédito Troféu Fair Play. A emoção tomou conta na hora da premiação durante a Festa de Encerramento, realizada no Circo Voador, na Lapa (Centro do Rio).

Treinador de xadrez do Juan Samaranch, Antônio Holanda era a imagem da felicidade. Depois de nove meses e a disputa de 11 modalidades, chegara o momento de coroar mais um grande feito. Para o professor, a conquista do Fair Play reforçou a filosofia implementada no GEO de Santa Teresa.

— O Samaranch trabalha em cima da tríade aluno-atleta-cidadão. O troféu Fair Play foi maravilhoso porque atinge a questão da cidadania. É um prêmio muito importante porque não basta formar um indivíduo que seja tecnicamente perfeito, um robô. É necessário que tenha um ser humano por trás. Essa premiação vem completar esse plano mais geral da formação do indivíduo — comemora Holanda.

O bom comportamento chancelou mais um excelente desempenho no Intercolegial. Se o sonho do tetracampeonato foi interrompido com o título geral do Santa Mônica Centro Educacional, o Juan Samaranch teve resultados expressivos, como o pentacampeonato consecutivo da categoria jovem.

— Somos uma escola de 570 alunos, que termina no ensino fundamental. Então as categorias do ensino médio não fazem parte das nossas disputas, ao contrário do Santa Mônica Centro Educacional e do Sistema Elite, entre outros. Lutamos muito para sermos campeões, mas a nossa praia mesmo é a categoria jovem e nós conquistamos o pentacampeonato. Foi uma satisfação muito grande ficar em segundo lugar na classificação geral — garante o professor, que não poderia deixar de comentar a força da escola nos tabuleiros:

— Fico muito feliz porque sou professor de xadrez e somos tetracampeões. Fomos a primeira escola pública a fazer a melhor campanha da modalidade e estamos ganhando há quatro edições.

Como já virou tradição, os componentes do GEO de Santa Teresa usavam uma vistosa camisa laranja, customizada para a ocasião. A sensação de dever cumprido, no entanto, é breve e a preparação para o Intercolegial 2018 já é assunto para os vitoriosos professores.

— Vamos sempre tentar o título geral, porque a nossa batalha é pela excelência do aluno, do atleta e do cidadão. Temos objetivo de formar um ser humano que possa mudar essa sociedade e torná-la mais justa, mais igualitária. O projeto será renovado para 2018, quando estaremos com mais força para, dentro do fair play, tentar obter melhores resultados ainda — encerrou Holanda.





Voltar