Fotógrafo de grandes momentos do esporte brasileiro, Ari Gomes será homenageado pela Suderj no dia 4 de agosto
Clique para ampliar

Presente em seis Copas do Mundo, incluindo a de 1970, no tricampeonato conquistado no México, Ari Gomes é um dos grandes fotógrafos de esporte do Brasil. Responsável pelos registros do Intercolegial há mais de 15 anos, até os dias de hoje, ele será homenageado pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), dia 4 de agosto, às 15h, com a “Moção de Aplausos”, pelos feitos realizados na divulgação do esporte nacional.

Filho de Ângelo Gomes, que também era fotógrafo e trabalhou no Jornal dos Sports, Ari acompanhava o pai e acabou começando cedo na profissão. Nas andanças com Seu Ângelo, ele viu uma foto sua ser publicada aos 12 anos e nunca mais parou de fotografar grandes momentos do esporte brasileiro. Seu filho, Ari Kaye, herdou o talento da família e também trabalha no ramo.

Durante 25 anos, foi repórter fotográfico do Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e Revista Placar. Seus olhos captaram acontecimentos históricos, como a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em Estoril, o recorde mundial do salto triplo batido por João do Pulo, também em terras mexicanas, e as conquistas da medalha de ouro pela seleção masculina na Olimpíada de Barcelona e do bronze pela seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Para completar o currículo invejável, Ari Gomes esteve na cobertura do bicampeonato de vôlei masculino nas Olimpíadas da Grécia e acompanhou os passos de Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros e um dos maiores tenistas brasileiros de todos os tempos.

Dono de muitos prêmios por seus cliques fantásticos, Ari Gomes tem fotos que fazem parte do imaginário dos amantes do futebol, como a imagem da comemoração de um gol do Brasil na Copa de 1970, na qual, levantado por Jairzinho, Pelé está com o braço direito erguido e o punho cerrado (foto abaixo). Jairzinho, o Furacão da Copa, inclusive, também será homenageado pela Suderj.

“É uma honra receber esta homenagem. Ainda mais pela Suderj, que por muitos anos ouvi nos altos falantes do Maracanã a famosa frase: “Suderj informa”, informando os fatos relevantes dos jogos. São mais de 50 anos de cobertura dos maiores eventos esportivos do planeta e ainda hoje sou apaixonado pelo meu trabalho. Tive a sorte de construir uma carreira e tirar o meu sustento fazendo o que mais gosto na vida. É um grande privilégio”, afirma Ari, que tem 76 anos.

Agora a missão é fotografar os campeões do Intercolegial que representam o futuro do esporte do Brasil.

Serviço

Homenagem ao Repórter Fotográfico Ari Gomes:

“Moção de Aplausos”, pelos feitos realizados na divulgação do esporte nacional.

Local: Suderj (Endereço: Avenida Presidente Vargas 409, 22º andar, Centro-RJ).

Data: 04/08/2022

Horário: 15h





Voltar