Filosofia de vida, o skate é um casamento perfeito com a segunda edição do Intersolidário 2022, neste sábado (25), a partir das 9h
Clique para ampliar

O skate é conhecido pela comunhão entre os atletas, que torcem uns pelos outros, sem prejuízos para a competitividade, mas totalmente desprovido do sentimento de torcer contra para que o companheiro/adversário não consiga dar o seu máximo. E que vença o melhor! Nada mais oportuno para a realização da segunda ação do Intersolidário, a oitava modalidade do Intercolegial 40 anos, na qual só existem vencedores.

As escolas participantes dos Jogos já estão aptas a participar, basta doar alimentos não perecíveis durante a disputa do skate, neste sábado (25), a partir das 9h, na Vila Olímpica do Encantado. Nestes tempos de pandemia, recessão, inflação alta e crise econômica, a solidariedade é um caminho que pode salvar a vida de muitas famílias carentes.

Uma equipe credenciada pela organização do Inter 2022 receberá os alimentos no local da disputa da modalidade e vai aferir as quantidades. No fim do Intercolegial 40 anos, os oito primeiros colocados marcarão pontos na classificação geral. O vencedor somará 20 pontos, o vice-campeão, 18, o terceiro, 16, o quarto, 14, e assim por diante.

O Intersolidário teve início em 2020, numa época marcada por falta de informações e de muito medo em relação à covid-19. A vacina ainda não era uma realidade e não havia aulas presenciais. Mesmo assim, as escolas arrecadaram quatro toneladas de alimentos. Participaram o GEO Juan Antonio Samaranch, o Cesc Camaradinha, o Centro Educacional Recriando, o Colégio Hermann, o Centro Educacional Chambarelli, a Escola Camões-Pinochio e o Sistema Elite de Ensino.

Em 2021, as coisas mudaram um pouco. Graças à vacinação, as aulas começaram a voltar ao normal e as crianças retornaram aos poucos às escolas. A retomada mesmo que parcial da rotina a que todos estavam acostumados provocou um crescimento enorme do Intersolidário, uma realização do jornal O GLOBO e com apresentação do Sesc, dentro do programa Mesa Brasil Sesc RJ, e foram arrecadadas 14 toneladas de alimentos.

O Santa Mônica Centro Educacional foi a escola que mais arrecadou, com 3.232 toneladas, que rendeu 20 pontos na classificação geral. As escolas deram um show na disputa solidária realizada entre maio e julho do ano passado. Numa disputa bastante parelha, a Escola Camões Pinochio ficou em segundo lugar, com 18 pontos, seguida muito de perto pelo Instituto Loide Martha, em terceiro, com 16.

Mais cinco escolas pontuaram em suas participações no Intersolidário: GEO Juan Samaranch (14 pontos); Cesc Suzano Costa (12); Elite Rede de Ensino (10); Escola Municipal Cívico-Militar e Carioca (8); e Escola Nova Gávea (6).

Agora as escolas voltam a ter oportunidade de ajudar quem precisa, nesta parceria de 40 anos com o Intercolegial, uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai, com apoio da Secretaria Especial do Esporte.

FOTO: Luiza Moraes/Agência O Globo




Voltar