Fase de quartas de final do handebol terá 16 jogos neste fim de semana, a partir das 9h, na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju
Clique para ampliar

A disputa do handebol do Intercolegial 2023 está afunilando! Em busca da classificação para a semifinal, vinte escolas entram em quadra neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 9h, na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju. A nata da modalidade no âmbito escolar estará em quadra em busca do topo. No total, serão 16 duelos, oito em cada dia, divididos em quatro categorias livres: sub-14 masculina, sub-14 feminina, sub-18 masculina e sub-18 feminina.

Quinto e sexto colocados em 2022, respectivamente, o Seice, de Caxias, e o Colégio Militar, da Tijuca, abrirão o dia no sábado, às 9h, pela sub-18 masculina. Atual campeã da categoria, a Santa Mônica Rede de Ensino, de Cascadura, enfrentará o Marista São José, da Tijuca, que não disputava o handebol do Inter há três anos. 

Os outros dois jogos sub-18 masculinos serão no domingo, quando o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti, e o Pedro II, inscrito por sua unidade do Centro, medirão forças de olho na classificação para a semifinal. A escola da Baixada ficou com o vice-campeonato, em 2022. A última vaga virá do confronto entre duas escolas da mesma região: o Loide Martha, de Caxias, e o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu. 

Na sub-18 feminina, o Camões-Pinochio, de Jacarepaguá, defenderá o título da categoria e terá pela frente o Pedro II. Medalha de prata na última edição, a Santa Mônica brigará com o Cesc Suzano (Centro Educacional Suzano Costa), de Guaratiba. O Cesc Camaradinha (Centro Educacional Senador Camará), de Nova Iguaçu, e o Marista São José vão disputar o terceiro duelo. Para fechar, o Loide Martha e o Apollo 12, de Santa Cruz, brigarão pela quarta e última vaga desta semifinal. 

As categorias sub-14, tanto a masculina, como a feminina, também prometem muitas emoções na quadra da Vila Olímpica Mané Garrincha. O GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, tentará mais um título entre os homens e enfrentará o estreante Ceros, de Ramos. Atual vice-campeão e dono da casa, o GEO Félix Miéli Venerando, cujo complexo esportivo anexo à escola sediará o handebol, jogará contra o GEO Fernando de Azevedo, de Santa Cruz. 

A Santa Mônica Rede de Ensino e o GEO Nicarágua, de Realengo, ficaram fora do pódio do handebol sub-14 masculino por pouco, no ano passado. Agora, terão mais uma chance, em duelo pela busca de uma vaga na semifinal da categoria. Já o Colégio Estadual Antônio da Silva e o Odete São Paio, de São Gonçalo, se enfrentarão no domingo. 

Pela sub-14 feminina, o Ciep Debret tentará defender o título diante do Colégio Estadual Antônio da Silva. Vice-campeão da edição anterior do Inter, a Geração Feliz, de Mesquista, medirá forças com o Centro Educacional Sanmartin Perez, de Itaboraí. Em casa, o GEO Félix Venerando buscará mais uma vaga na semifinal, desta vez diante do Cesc Camaradinha, enquanto o Cesc Suzano duelará com a Santa Mônica Rede de Ensino.

FOTO: Ari Gomes




Voltar