Estreia do futsal tem goleadas e jogo decidido nos últimos segundos, no Centro de Formação Olímpica de Nova Iguaçu
Clique para ampliar

A espera finalmente chegou ao fim. Após as disputas de torcida e desfile na  Abertura, no Parque Olímpico da Barra, foi a vez da primeira rodada do futsal do Intercolegial. Neste sábado (20), o  Centro de Formação Olímpica de Nova Iguaçu recebeu oitos jogos de futsal, entre as categorias sub-15 não federado feminino e masculino e sub-18 não federado feminino e masculino.

O sol mal tinha aparecido, e as torcidas do Cesc (Centro Educacional Senador Camará), de Nova Iguaçu, e do Instituto Loide Martha, de Caxias, já faziam barulho ao redor da quadra. Em maior quantidade, a escola que jogou em seu município pendurou um bandeirão com o brazão da instituição ao lado do gol e iniciou a cantoria. Apesar de ter um grupo menor, os alunos e amigos das atletas do Loide não ficaram atrás e gastaram o gogó. 

Comandadas por Lohayne Campos, ex-atleta do Loide Martha no Inter, as jogadoras do sub-15 tiveram um bom início, mas o Cesc Camaradinha se manteve sólido na defesa e foi para cima. Com Emanuelle e Meyrielle inspiradas, a equipe de Nova Iguaçu fez 5 a 1 e garantiu a vaga na semifinal. Emanuelle e Meyrielle — duas vezes, cada — e Estella possibilitaram a goleada, e Maria Eduarda Brito marcou o gol de honra do Loide. 

Em um duelo de dez gols, as meninas do GEO Nicarágua levaram a melhor diante do Ceros e avançaram à semifinal na categoria sub-15. Antes mesmo do cronômetro marcar um minuto de jogo, o placar já estava aberto. Com o brilho de Duda Soares, o colégio de Ramos assumiu a parcial no primeiro tempo e foi para o intervalo com a vantagem de 4 a 3, sendo todos os gols marcados pela camisa 10. Na etapa seguinte, entretanto, o coletivo do GEO de Realengo sobressaiu e conquistou vitória por 6 a 4. 

A partida mais disputada do dia foi decidida apenas nos últimos segundos da segunda etapa, com vitória por 3 a 2 do Mercúrio, da Pavuna, sobre o Notre Dame. O time comandado pelo técnico Thiago Luiz aproveitou o nervosismo dos rivais e fez 2 a 0 no primeiro tempo, com Davi de Freitas. Os jogadores do Notre Dame reagiram no retorno à quadra e elevaram a tensão dos dois lados.

Diogo, camisa 10 do Mercúrio, teve a chance de liquidar o duelo na cobrança de 10 metros, mas não converteu. Guilherme Bonifácio foi o responsável por balançar a rede e classificar o colégio da Pavuna para a semifinal do sub-15. 

Depois de um início de duelo equilibrado, o IFF Macaé engatou a quinta marcha a partir dos oito minutos e dominou todo o restante da partida. Gabriela Alvarenga, camisa 22, marcou três vezes e foi o grande destaque no triunfo de 9 a 2 da escola do Norte Fluminense sobre o Centro Educacional Colúmbia 2000, de São João de Meriti, pela sub-18 não federada feminina.

Bicampeã do futsal sub-15 não federado feminino, a Rede Elite de Ensino enfrentou o Martin Luther King no último confronto da estreia do futsal e contou com a torcida dos pais das jogadoras. As atletas mostraram o porquê são fortes candidatas ao título e aplicaram 13 a 0 nas rivais. Com três gols cada, Juliana Cardoso e Agatha Yasmin terminaram o duelo como as principais artilheiras.

Pela sub-18 não federada feminina, o Colégio Estadual João Alfredo, de Vila Isabel, se classificou para as semifinais do após vencer por WO o Santa Terezinha, de São Gonçalo, que não compareceu ao Centro de Formação Olímpica de Nova Iguaçu. 

Em mais um WO, o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, se saiu vencedor no primeiro dia de disputa do futsal em razão da ausência do Colégio Ômega, de Caxias. O resultado, válido pelas quartas de final do sub-15 feminino, garantiu a vaga da escola da Zona Oeste na semi. 

O primeiro confronto do futsal masculino prometia, ainda mais por ser um duelo entre CIEPs. Porém, os atletas do Guilherme da Silveira Filho tiveram um problema e não chegaram até os 15 minutos de tolerância (o jogo estava previsto para 12h20 e o elenco chegou quase 13h). Com isso, o Astrogildo Pereira, de Saquarema, venceu por WO e foi às quartas de final do sub-18 masculino. 




Voltar