Estreia do basquete tem partidas com diferenças elásticas de pontos no ginásio do Camões-Pinochio, em Jacarepaguá
Clique para ampliar

A estreia do basquete deu início ao segundo semestre do Intercolegial 40 anos, neste sábado (6), no ginásio do Centro Educacional Luiz de Camões, o Camões-Pinochio, em Jacarepaguá. Na única partida da rodada entre as meninas, as anfitriãs tiveram um ótimo desempenho e se classificaram com vitória por 30 a 9 sobre o GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador, pela categoria sub-15 não federada.

A equipe comandada pelo professor Guilherme Vos foi superior durante todo o confronto e chegou a abrir 18 a 3. No segundo tempo, o Camões-Pinochio diminuiu um pouco o ritmo e o GEO Nélson Prudêncio até tentou reagir, mas não ameaçou a supremacia do adversário. Maria Clara Ribeiro, com dez pontos, foi a cestinha do jogo, um ponto a frente de sua companheira Luiza Figueiredo.

As demais partidas foram válidas pelo basquete não federado sub-18 masculino. Dono do resultado mais expressivo da rodada, o Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes, de Paty do Alferes, fez valer sua tradição e foi o time que mais fez pontos nas quatro partidas. O ataque avassalador da escola do interior do Rio marcou 51 pontos e sofreu apenas 17 no duelo com o João Paulo I, de Bangu.

Acostumado a fazer o trajeto de volta para Paty do Alferes com muitos títulos na bagagem, o Edmundo Peralta, do técnico Franklin Sholna, contou com o maior pontuador da primeira rodada do basquete do Inter. Arthur Fernandes marcou nada mais nada menos do que 25 pontos.

As grandes diferenças de pontos foram mesmo a tônica do dia. O Pio XI, de Ramos, apresentou o padrão dos bons times armados pelo professor Luiz Eduardo, o Dudu, e derrotou por 38 a 10 o CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo), de Guaratiba. Lucas de Castro foi o cestinha da escola da Zona Norte e do jogo, com 15 pontos.

A última partida foi a mais disputada da estreia do basquete, apesar do placar final marcar 12 pontos de vantagem para o Centro Educacional Paraíso, de Caxias, na vitória por 38 a 26 sobre o Colégio Militar, da Tijuca. As equipes mostraram qualidades coletivas e individuais, mas o time de Caxias conseguiu se manter à frente durante todo o confronto.

Para chegar à vitória, o Paraíso contou com atuação inspirada do trio formado por Ian Christo, cestinha com 13 pontos, Nicolas Ribeiro, autor de 11, e Guilherme Costa, que marcou nove. Juan Anderson fechou a conta com cinco pontos marcados.




Voltar