Escolas tradicionais do basquete mostram força e conquistam os títulos das quatro categorias, neste sábado (26), em Nova Iguaçu
Clique para ampliar

Num dia com temperatura máxima na casa dos 23 graus, oito jogos decidiram os quatro primeiros colocados no basquete masculino e feminino das categorias sub-15 e sub-18. As finais do Intercolegial 2023 reuniram instituições de ensino de diversas partes do Estado do Rio, neste sábado (26). Os duelos foram recheados de histórias emocionantes e grandes reviravoltas que tiveram o ginásio do Sesc Nova Iguaçu, como palco.

As temperatura já esquentou no embate entre as meninas do Censa, de Campos dos Goytacazes, e do Loide Martha, de Caxias. O jogo foi disputado bola a bola e as jovens da Baixada Fluminense conquistaram a vitória depois do vice-campeonato do ano passado. A equipe do Censa não disputava a categoria sub-18 não federada feminina desde 2019, quando foi campeã e, mesmo assim, conseguiu chegar em mais uma final em seu primeiro ano de retorno.

Se  a vitória não veio com as garotas, os meninos do Censa levaram mais um título para o centro educacional. Na categoria sub-18 não federada, os jovens de Campos não tiveram muitas dificuldades para bater o Marista São José, da Tijuca. Depois de saírem atrás do placar no início do jogo, assumiram a liderança e não perderam mais até o final. O bicampeonato veio com o placar de 50 x 18.

Na final masculina sub-15 não federada, o GEO Félix Venerando bateu o Odete São Paio, de São Gonçalo, e conquistou o primeiro lugar. Com uma liderança no placar que se iniciou nos primeiros minutos do jogo, a instituição do bairro do Caju não teve dificuldades e venceu a partida por 32 a 19.

A última final disputada no dia foi entre o Camões Pinóchio, da Freguesia, e o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba. Apesar de estar jogando longe de casa, a torcida do GEO Sócrates fez muito barulho e empurrou as meninas ao longo do jogo. O terceiro quarto terminou com um 14 a 9 para a escola de Guaratiba. No último período, as meninas do Camões voltaram para o jogo e conseguiram virar o placar de forma brilhante, e, com um 25 a 21, levaram o título.

Nos jogos que decidiram as medalhas de bronze, o confronto mais emocionante aconteceu entre as equipes do Colégio Estadual João Alfredo e o Elpidio da Silva. As duas escolas vieram, respectivamente, de Vila Isabel e Padre Miguel, para protagonizar um duelo enorme!  O jogo foi extremamente disputado durante todos os quartos, com pequenas diferenças no fim dos intervalos.

O Elpidio conseguiu passar à frente no placar a 27 segundos do fim do último quarto. Faltando exatamente um segundo para sacramentar a vitória, a escola de Padre Miguel  viu os adversários empatarem em uma cesta brilhante. O jogo foi para a prorrogação a disputa continuou e o Elpidio conquistou a medalha de bronze.

Nas demais disputas pelas medalhas de bronze do basquete, o Gama foi a grande surpresa. A escola que fica em Caxias estreou no Inter com o terceiro lugar sub-18 feminino ao vencer por 29 a 10 o ADN Master, do Méier.

Já o Pio XI, de Ramos, honrou seus bons resultados nas categorias de base e faturou o bronze sub-15 masculino. Os meninos da instituição da Zona Norte derrotaram por 27 a 8 a Escola Municipal Professor e Escritor Daniel Piza, da Pavuna. O GEO Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, venceu por 8 a 2 a Daniel Piza, pela sub-15 feminina para fechar a conta do basquete.

Confira os resultados da rodada decisiva do basquete do 41° Intercolegial:

Censa 18 x 23 Loide Martha – final sub 18 feminino

Censa 50 X 18 Marista São José – final sub 18 masculino

Odete São Paio 19 X 32 Geo Félix Miéli Venerando – final sub 15 masculino

Camões-Pinóchio 25 x 21 GEO Dr. Sócrates - final sub 15 feminino

Colégio Estadual João Alfredo 23 x 24 – Centro Educ. Elpídio da Silva – terceiro lugar sub 18 masculino

ADN Master 10 x 29 Gama – terceiro lugar sub 18 feminino

Pio XI 27 x 08 Escola Municipal Daniel Piza – terceiro lugar sub 15 masculino

GEO Nelson Prudêncio 8 x 2 Daniel Piza – terceiro lugar sub 15 feminino




Voltar