Escola Municipal Olímpica Doutor Sócrates é campeã do Desafio Online de Xadrez
Clique para ampliar

Saiu o primeiro campeão do 38° Intercolegial Sesc/O GLOBO. A impossibilidade da realização da competição mais tradicional entre estudantes do Brasil — devido a pandemia do coronavírus — forçou à organização a partir para o plano virtual e idealizar o Desafio de Xadrez Online, encerrado hoje (terça-feira, 30/6). A vitória da Doutor Sócrates sobre a Nelson Prudêncio, no duelo entre escolas olímpicas cariocas, valeu o título do torneio.

A Doutor Sócrates, de Guaratiba, confirmou o favoritismo, venceu a Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, nos confrontos das quatro categorias, e ficou à frente do Loide Martha, de Caxias, segundo colocado.

Depois do empate com o Loide Martha, na estreia do desafio, a escola de Guaratiba mostrou evolução e obteve 100% de aproveitamento para chegar ao título diante do adversário da Ilha, que ficou com a terceira colocação. A Doutor Sócrates terminou empatada com o Instituto da Baixada, mas levou vantagem por ter vencido os quatro confrontos com a Nelson Prudêncio, enquanto o vice-campeão ganhou o mesmo adversário por 3 a 1.

O quarteto campeão é formado por Miguel de Souza, Jorge Gabriel Capote, Manuela Vilar e Dyana Julia Ferreira. As talentosas meninas da Doutor Sócrates já haviam feito bonito no xadrez do Intercolegial do ano passado, quando Dyana se sagrou campeã e Manuela ficou com a prata, ambas pela categoria sub-12. Já os meninos participaram da categoria sub-18, sendo que Miguel é sub-13 e Jorge, sub-15.

O título foi muito comemorado por todos da Doutor Sócrates. O técnico de xadrez Flávio Silva de Araújo não escondeu a felicidade pela conquista e fez questão de ressaltar a importância de iniciativas como o Desafio de Xadrez Online. O professor acrescenta que os alunos puderam desfrutar de treinamento, diversão e concentração.

Já o professor Charles Gonçalves, da Nelson Prudêncio, deixou o resultado em segundo plano e salientou a movimentação que aconteceu na escola por conta do Desafio Online de Xadrez. Ele espera que o torneio inspire uma participação ainda melhor na modalidade na volta das aulas e do Intercolegial.

— A experiência foi muito bacana. Quando fomos convidados, fiquei lisonjeado e muito empolgado com a abertura da ferramenta online para o xadrez. Fizemos dois campeonatos internos, com participação dos alunos, professores e dos pais e foi um sucesso. Já estão nos cobrando mais um torneio. Espero que não fique só neste Desafio e que haja expansão deste projeto, em prol do xadrez e das escolas — afirma Charles, destacando a importância de se buscar alternativas para aliviar a pandemia do coronavírus:

— Estamos passando por um momento de dificuldade que não esperávamos, mas precisamos nos adequar e nos reiventar. Se não podemos no físico, podemos fazer online. Temos de seguir com as armas que temos. O xadrez online vai fazer a diferença.

O 38° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar