Doutor Sócrates e Loide Martha vencem dois confrontos cada um na estreia do Desafio Online de Xadrez
Clique para ampliar

Pontualmente às 11h deste sábado (27/6), os peões brancos deram início a quatro partidas simultâneas de xadrez e deram início ao 38° Intercolegial Sesc/O GLOBO. Nem a pandemia do coronavírus foi capaz de barrar a competição entre estudantes mais tradicional do Brasil. E deu empate entre Escola Municipal Olímpica Carioca Doutor Sócrates e Loide Martha na abertura do Desafio Online de Xadrez.

Os meninos do Loide Martha fizeram bonito, surpreenderam ao vencer por 1 a 0 os seus dois confrontos. Andrew Gama derrotou Miguel de Souza, pela categoria sub-18 livre — e Roger Novaes bateu Jorge Muniz, pela sub-18 livre não federado.

Acostumado a disputar partidas de forma presencial, Miguel afirma que a adaptação aos tabuleiros virtuais não foi nada fácil.

—Não conseguimos jogar 100%. Temos que aprender a jogar online — comenta o aluno da Doutor Sócrates.

Entre as meninas, a Doutor Sócrates deu o troco e também venceu seus dois duelos, igualando o placar com a escola de Caxias. Pelo regulamento, no entanto, em regra definida no congresso técnico, a escola municipal de Guaratiba leva vantagem por ter vencido a partida da categoria sub-15 não federada.

As vitórias da Doutor Sócrates foram conquistadas por Manuela Vilar sobre Rafaelle Queiroz (1 x 0) e Dyana Julia Ferreira, que ganhou por WO de Kayky Ferreira.

A percepção de Rafaelle foi bem parecida com a de Miguel. A aluna do Loide Martha procurou detectar suas principais adversidades:

— Foi diferente do que estamos acostumados e preciso me organizar mais para o próximo jogo.

Árbitro auxiliar do Desafio Online de Xadrez do Intercolegial e Grande Mestre Nacional, Igor Mourão — em sua época de estudante —, jogou três vezes o Intercolegial e foi tricampeão. Ao comentar o torneio, ele comemorou a evolução da modalidade:

— Vejo, exercendo a minha função de árbitro e acompanhando a participação dos alunos, uma coisa muito interessante: o xadrez está crescendo cada vez mais no cenário carioca e em todo o Estado também. É uma coisa bem bacana.

O 38° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.




Voltar