Divisão de forças nas finais do basquete do Inter 2023. Sete escolas se classificam nas semifinais deste sábado (19), no Sesc Nova Iguaçu
Clique para ampliar

O relógio ainda não marcava 8h30 e a Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza e o GEO Félix Venerando já estavam dentro de quadra em trabalho de aquecimento. As duas equipes prometiam um disputado dia de basquete, o que foi confirmado após a definição de todas as finais femininas e masculinas no sub-15 e no sub-18. As oito partidas da semi do 41º Intercolegial foram disputadas neste sábado (19), no Sesc Nova Iguaçu.

Devidamente aquecidos para a semifinal sub-15 não federada masculina, o GEO Félix derrotou por 38 a 2 a Daniel Piza, da Pavuna, e se classificou para a decisão. Em busca do ouro, o colégio do Caju enfrentará o Odete São Paio, de São Gonçalo, que venceu o Pio XI por 25 a 19. Já a Daniel Piza tentará um lugar no pódio contra o colégio de Ramos.

Na sequência, foi a vez do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, enfrentar e derrotar por 9 a 2 a Daniel Piza, pela sub-15 feminina. Em um jogo muito físico, o time comandado pelo técnico Rafael Beda levou a melhor e impôs a segunda eliminação ao colégio rival.

Na semifinal, a escola de Guaratiba medirá forças com o Camões-Pinochio, atual campeão. Vencedor na edição passada do Inter, a escola de Jacarepaguá se garantiu em mais uma finalíssima após superar o GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador, por 19 a 14.

Em duelo que colocou frente à frente as campeãs de 2019 e as de 2022, as atletas do Censa foram superiores e venceram por 33 a 12 o ADN Master, do Méier, então detentor do título do sub-18. Com 12 pontos, Maria Clara Miller foi a cestinha do jogo. Na decisão, a escola de Campos enfrentará o Loide Martha, que bateu por 16 a 10 o Colégio Gama, no clássico de Caxias.

Em reedição da semifinal do ano passado, o Elpídio da Silva, de Padre Miguel, e o Marista São José protagonizaram a primeira semifinal do sub-18 masculino. A escola da Tijuca se vingou, venceu os rivais por 38 a 11 e se garantiu na decisão. No próximo fim de semana, o Marista, tradicional escola tijucana, tentará tirar o título do Censa, que confirmou o favoritismo com vitória de 46 a 13 diante do Colégio Estadual João Alfredo, de Vila Isabel.

Confira as decisões das quatro categorias do basquete:

Sub-15 feminina:

GEO Doutor Sócrates x Camões-Pinochio

3º lugar: Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza x GEO Nélson Prudêncio 

Sub-15 masculina:

GEO Félix Venerando x Odete São Paio

3º lugar: Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza x Pio XI

Sub-18 feminina:

Censa x Loide Martha

3º lugar: ADN Master x Gama

Sub-18 masculina:

Censa x Marista São José 

3º lugar: Elpídio da Silva x Colégio Estadual João Alfredo




Voltar