Desfile de Abertura promete uma grande festa neste sábado (6), a partir das 8h, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra
Clique para ampliar

Uma das horas mais esperadas do Intercolegial Sesc/O Globo está chegando. O Desfile de Abertura vai dar início oficialmente à 41ª edição dos Jogos, neste sábado (6), a partir das 8h, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Guga Nandes e os seus deliciosos pagodes terão a missão de embalar os corações da galera.

As 118 escolas inscritas no Inter 2023 apresentarão o tema "A Fome e a Produção de Alimentos". A abertura dos portões da Arena Carioca 1 está marcada para as 8h. A partir deste horário as delegações das escolas podem entrar no local do Desfile e se dirigir à concentração ou às arquibancadas. A concentração será encerrada às 9h30, meia hora antes do início da apresentação dos colégios.

A cerimônia será apresentada por Renata Silveira, narradora do Sportv, e primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo para a tv aberta. A festa terá presença de atletas de vôlei de praia que atuam pelo Sesc: Talita Antunes, campeã mundial e brasileira, que participou das Olimpíadas de Pequim, Londres e Rio de Janeiro; Tramela Galil, campeã mundial no ano passado; Giulia Gavio, campeã brasileira; e Natasha Valente, campeã brasileira, recentemente, em Maringá; além do técnico Renato França e do supervisor técnico, Ednilson Costa.

A guarda de honra das bandeiras será feita por quatro alunos do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba: Laís Nogueira, Júlia Francisco, Marida Eduarda Franco e Maytê de Lima. Daniela Guimarães, do GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, e Sarah Barbosa, do Loide Martha, de Caxias, serão os representantes dos juramentos dos professores e dos atletas participantes do Inter, respectivamente.

O acendimento da pira é um dos momentos mais esperados do Desfile de Abertura. A tocha olímpica passará pelas mãos dos atletas Talita Nunes, Giulia Gavio (filha do campeão olímpico Geovani) e Marcos Vinicius do Nascimento, da Santa Mônica Rede de Ensino, que acenderá a pira. Depois, é aquecer os corações com os pagodes românticos de Guga Nandes, que vai enfileirar sucessos como “Presentinho”, “Apaixonei de Vez” e “Reticências”, entre outros.

Como já é tradição, os primeiros vencedores serão coroados no primeiro dia dos Jogos: o campeão do Desfile e a melhor torcida da festa. Ano passado, o CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo), de Guaratiba, e o Loide Martha, de Caxias, faturaram os títulos do desfile e da torcida, respectivamente. Atual pentacampeã geral seguido do Inter e dona de sete títulos, a Santa Mônica Rede de Ensino fechará o desfile das escolas.

O futsal será a primeira modalidade a entrar em quadra, no fim de semana dos próximos dias 20 e 21, com 32 equipes de 26 escolas na disputa dos quatro títulos do esporte. Antes da bola rolar, vai acontecer o congresso técnico da modalidade, quarta-feira (10/5), às 14h, no Sesc Madureira.

O 41° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO, em parceria com o Sesc RJ, apoio do Ministério do Esporte e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes




Voltar