Congresso técnico do basquete 3x3 é hoje, quarta-feira (6/10), às 14h, no Santa Mônica Centro Educacional, na unidade de Madureira
Clique para ampliar

Após a disputa do handebol, no fim de semana passado (2 e 3/10), as atenções do Intercolegial 2021 se voltam para o Basquete 3x3, cuja disputa vai acontecer em um único dia, 16/10. O Congresso Técnico da modalidade está marcado para amanhã, quarta-feira (6/10), às 14h, na unidade de Madureira, do Santa Mônica Centro Educacional (Endereço: Rua João Vicente 173). Como não pode deixar de ser, o rigor da organização dos Jogos no cumprimento do protocolo sanitário, elaborado pelo Hospital Sírio Libanês, será um dos principais temas abordados.

O Basquete 3x3 atingiu o número máximo de inscritos e terá participação de 24 equipes de 11 escolas, nas categorias sub-15 não federada mista, sub-18 livre masculina e sub-18 livre feminina. Cinco colégios vão disputar todas as categorias: Loide Martha, de Caxias; EMOC Nicarágua, de Realengo; Centro Educacional Luiz de Camões, de Jacarepaguá; Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Cascadura; e Elpídio da Silva, de Padre Miguel.

A participação nos congressos técnicos é muito importante para que as escolas saibam como a modalidade será desenvolvida. Vale lembrar que o responsável pelo colégio terá de entregar a ficha de inscrição dos atletas com o atestado médico para confirmar a participação. Adotado com sucesso no handebol, o protocolo sanitário torna o evento ainda mais importante. Os cuidados com a saúde começam logo na chegada ao local da competição, que ainda não foi definido.

As delegações dos colégios terão chegar uma hora antes dos seus confrontos, para a aferição de temperatura e o teste de antígeno nasal. Os jogos acontecerão sem a presença de público. O acesso à área de competição só será permitido para 12 atletas, um técnico e um auxiliar por escola. O uso da máscara é obrigatório. Um questionário será feito para as delegações sobre a presença de sintomas, não só no dia, como também nos quatro dias anteriores.

Quem estiver com a temperatura normal e com exame negativo poderá participar da disputa do basquete 3x3, desde que apresente o cartão de vacinação da covid-19 em dia. Os que testarem positivo ou estiverem com temperatura alta não entrarão nas dependências da competição. Todos os componentes dos colégios liberados para a disputa terão de permanecer em seus locais específicos da área de competição até o final de sua participação.

Os atletas terão de chegar uniformizados, pois os vestiários só poderão ser usados para as necessidades fisiológicas. Não haverá venda de alimentos. Portanto, cada escola será responsável pelas refeições de seus atletas e comissão técnica. Outros procedimentos, como higienização massiva com totens de álcool gel espalhados pela área da competição, também serão adotados.

Confira as equipes que vão participar do basquete 3x3

Categoria sub-15 não federada mista:

Loide Martha
EMOC (Escola Municipal Olímpica Carioca) Nicarágua
Centro Educacional Luiz de Camões
Santa Mônica Centro Educacional
Centro Educacional Elpídio da Silva
Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza
Pio XI
Cesc Camaradinha (Centro Educacional Senador Camará)

Sub-18 livre masculina:

Loide Martha
EMOC Nicarágua
Escola Nova Gávea
Luiz de Camões
Santa Mônica Centro Educacional
Elpídio da Silva
ADN Master
Pio XI

Sub-18 livre feminina:

Loide Martha
Elite Rede de Ensino
EMOC Nicarágua
Luiz de Camões
Cesc Camaradinha
Santa Mônica Centro Educacional
Elpídio da Silva
ADN Master

FOTOS: Ari Gomes




Voltar