Confirmado: Badminton entra no Inter em 2015
Clique para ampliar

Fechado. O Badminton estará no calendário de competições do Intercolegial em 2015. A entrada do esporte foi acertada em reunião na Abadai com o diretor-técnico do Inter, Roberto Garofalo, a presidente da Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro, Simone Santos, e o seu vice-presidente, Marco Antônio Araújo. A modalidade terá torneios de simples masculino e feminino e de duplas masculinas, femininas e mistas, disputados nas  categorias Sub 13, Sub 15 e Sub 18, federada e não federada.

Muito praticado na Ásia e na Europa, o esporte ainda é pouco conhecido no Brasil. Sua  dinâmica de jogo é muito parecida com a do tênis. Os atletas ficam lado a lado da quadra, separados por uma rede. Porém as dimensões do espaço são reduzidas para 13,40 metros por 6,10. E usa-se uma peteca no lugar da bola. As partidas são disputadas em melhor de três sets, de 21 pontos cada.

Há um ano no comando da Federação, Simone e Marco Antônio buscam expandir o esporte em uma área pouco procurada pelos dirigentes esportivos brasileiros, mas muito bem vista no exterior: as escolas. Com cursos gratuitos de capacitação e atualização de professores, organizados em parceria com a Federação Internacional de Badminton (BWF) e com Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), a Federação tem hoje 98 professores aptos para dar aulas nos colégios. 

Na reunião, ficou decidido que para esse segundo semestre será feito um curso semelhante, voltado para os  professores dos colégios participantes do Inter. E entre os dias 5 e 10 de agosto, no ginásio do Campo dos Afonsos,  teremos a realização uma etapa do Campeonato Mundial, com a participação de 107 atletas, de 20 países. O Brasil estará representado com uma delegação de  33 participantes.





Voltar