Com promessa de muitas manobras e disputas sadias, skatistas fecham o primeiro semestre do Inter neste sábado (25), às 9h
Clique para ampliar

Em 2017, o skate entrou na programação do Intercolegial para não sair mais. A realidade deste esporte era bem diferente, visto que ainda não havia estreado nos Jogos Olímpicos. Cinco anos depois, a modalidade foi um sucesso nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, e o Brasil se tornou um dos destaques, com três medalhas de prata. Neste sábado (25), o Inter encerra o primeiro semestre de competições com a disputa do skate, a partir das 9h, na Vila Olímpica do Encantado.

Uma hora antes do início das apresentações, os skatistas das 15 escolas participantes poderão fazer o aquecimento na pista. A competição terá apenas a modalidade “street”, nas categorias: sub-14 masculina/feminina – para atletas nascidos após 2008 (inclusive); sub-18 masculina/feminina para atletas nascidos até 2004 (inclusive).

As escolas mais bem colocadas no ano passado estão inscritas para o Intercolegial 40 anos. Dono da melhor campanha em 2021, o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Bento Ribeiro, com três títulos e um terceiro lugar nas quatro categorias, espera repetir o excelente desempenho. A tarefa, no entanto, não será das mais fáceis, já que não contará com Matheus João, campeão sub-14, que foi considerado a grande estrela do ano passado e Isabelly de Almeida, vencedora sub-18. Por outro lado, Beatriz de Oliveira, medalha de ouro na sub-14, competirá pela sub-18.

Já o Sesi Tijuca deposita praticamente todas as esperanças em Emanuel Sol, campeão sub-18. O skatista de 18 anos disputará o Inter pela última vez e a promessa é de mais um duelo emocionante com o tricampeão do Inter,João Suisso, da Rede Daltro, da Taquara, que ficou com a medalha de prata no ano passado. Ao contrário de seu “rival”, Suisso de 16 anos, ainda poderá disputar mais duas edições dos Jogos.

Considerada uma das surpresas do skate 2021, a Rede Daltro não contará com Joaquim Fernandes, vice-campeão sub-14. O GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, e o Loide Martha, de Caxias, são as outras forças da modalidade.

O Intersolidário é a outra atração do encerramento do primeiro semestre do Inter. Todas as escolas inscritas na competição poderão participar. Basta doar alimentos não perecíveis, durante a disputa do skate. Uma equipe credenciada pela organização dos Jogos receberá os donativos no local da disputa.

Após o skate, o Intercolegial 40 anos terá recesso por conta das férias escolares. No segundo semestre serão disputadas mais cinco modalidades: basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

FOTO: Ari Gomes




Voltar