Com presença de muitas crianças, a partir de 5 anos, skate mostra porque já é uma paixão nacional
Clique para ampliar

O país do futebol está cada vez mais apaixonado pelo skate. A modalidade mais uma vez mostrou crescimento tanto em quantidade como em qualidade no Intercolegial e, mais do que isso, marcou presença com um número elevado de crianças. Sexto colocado na categoria sub-14, Daniel Ferreira, nasceu em 2016, tem apenas 5 anos e foi o mais novo participante. Entre as meninas, Mikaella de Araújo, de apenas 7anos, chegou em sétimo (sub-14) e foi a mais nova.

Como é bastante comum no skate, Daniel aprendeu a gostar do esporte graças a seu pai, Clécio Martins, professor e técnico do Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), onde seu filho estuda. Todo orgulhoso, ele estava radiante, pois a sexta colocação do menino foi decisiva para que a escola inscrita pela unidade de Bento Ribeiro ganhasse a medalha de prata da categoria sub-14.

Aluna da Escola Municipal Juliano Moreira, de Jacarepaguá, Mikaella nasceu em 2015 e empolgou o bom público presente à Vila Olímpica do Encantado, palco do skate do Intercolegial 40 anos. As crianças recebiam apoio caloroso da plateia em seus rolés. Mikaella, no entanto, teve uma torcida ainda mais especial, de Maria Eduarda de Oliveira, a Duda, que com apenas 14 anos faturou o título sub-14.

Conhecedor profundo do skate brasileiro e principalmente carioca, Bruno Funil é parceiro do Intercolegial e narrador da competição desde a primeira edição do esporte nos Jogos, em 2017. Toda sua experiência de 35 anos nas pistas e mais de 20 trabalhando profissionalmente com o esporte, não tiraram nem um pouco do entusiasmo do skater, pelo contrário.

—É a edição mais fantástica do Intercolegial desde que o skate botou o pé lá dentro. O nível técnico foi o mais alto. Tivemos competidor que chegou da Europa, campeã brasileira, campeões estaduais — comemora Funil, enaltecendo a participação da criançada:

— Número recorde de inscritos e número muito grande de crianças. E quando a gente vê muitas crianças envolvidas em alguma coisa, é sinal de que o esporte vai indo muito bem e com o futuro praticamente garantido. Tudo é renovação! A presença dessa molecada cheia de skate na veia, cheia de skate no pé, deixa a gente muito seguro de afirmar que a modalidade ainda tem muito a mostrar no Inter.

Com 14 participantes, a categoria sub-14 feminina foi um show à parte. Aluna da Rede Daltro, Mariana Navarro, a campeã, fez 12 anos em março. Medalha de prata, Manuela de Nonno, estudante do Intellectus, completou 11 anos no mesmo mês. E o que dizer do bronze de Brenda Pinheiro, nascida em 2013 (9 anos)?

A quarta e a sexta colocação das meninas sub-14, que ficaram respectivamente, com Valentina Canedo, aluna de 8 anos da Rede Daltro, e Manuela Nóbrega, que estuda no SMCE e completará a mesma idade em agosto, também valem registro.

Entre os meninos, Matheus João foi a grande ausência. Ano passado, quando tinha 12 anos, ele foi campeão sub-14, mas não pode buscar o bicampeonato, pois está viajando aos Estados Unidos, graças ao skate. Mesmo assim, os mais novinhos também marcaram presença. A prata de Bernardo da Cunha, de 12 anos, foi o resultado mais expressivo. O ouro ficou com Mateos Brabo, que vai completar 14 anos em outubro e disputou a sub-14 do Inter pela última vez.

Na foto abaixo, Brenda, de apenas 9 anos, faz a sua volta na disputa do Intercolegial 40 anos.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar