Com presença de mais de duas mil pessoas, Desfile de Abertura mantém tradição com uma grande festa na Arena Carioca 1
Clique para ampliar

Está oficialmente aberta a 41ª edição do Intercolegial/Sesc O Globo! Sob o comando da mestre de cerimônia Renata Silveira, narradora do Grupo Globo, o Desfile de Abertura deu início aos Jogos neste sábado (06/05), na Arena Carioca 1, zona oeste do Rio de Janeiro. O palco das Olimpíadas de 2016 recebeu mais de duas mil pessoas, que animaram e proporcionaram um grande espetáculo.

Atual pentacampeã geral de maneira consecutiva e dona de sete títulos, a Santa Mônica Rede de Ensino iniciou o Inter com sangue nos olhos. Antes mesmo da abertura dos portões, às 8h, a maioria dos integrantes da escola já estava do lado de fora da Arena Carioca.

E o esforço valeu a pena! O colégio terminou o primeiro dia de Intercolegial com 100% de aproveitamento. Além de ter recebido o troféu de melhor desfile, a instituição sacudiu a arquibancada e foi eleita a melhor torcida.

A ansiedade pelo início do Desfile de Abertura era tão grande que ninguém conseguia ficar parado. O relógio não marcava nem 9h quando o som do palco guiava as coreografias e dancinhas do momento nas arquibancadas. Bolas de encher, bandeiras, pinturas no rosto, bambolês e fantasias não faltavam na concentração das escolas.

Antes de iniciar a apresentação das escolas, o Intercolegial prestou homenagem a Arthur Moreira Gonçalves, de 13 anos, vítima de bala perdida, na sexta-feira. Todos os colégios permaneceram em silêncio por um minuto e aplaudiram o ex-aluno da Santa Mônica, que era considerado uma das promessas do skate e estava, inclusive, inscrito na categoria sub-14 do Inter.

Com o tema “A Fome e a Produção de Alimentos”, as delegações desfilaram e protestaram contra o desperdício de alimentos e encenaram famílias com panelas vazias. “A fome dói”, “Contra a fome, a miséria e pela vida”, “Quem tem fome tem pressa” e “Atualmente, a fome atinge 33 milhões de brasileiros” foram algumas das frases escritas nos cartazes carregados pelos alunos.

Após os desfiles e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município do Rio e do Intercolegial durante a execução do hino nacional, representantes dos patrocinadores da competição foram ao palco falar sobre o evento.

— Alguns aqui despontam como promessa para ir às Olimpíadas futuramente. Tenho certeza que, inclusive, o Sesc vai abrir os braços para vocês. Através do esporte nós criamos uma sociedade saudável — disse Natan Schiper, membro do conselheiro deliberativo do Sesc.

Estreante no último ano, a gerente de projetos especiais da Editora Globo, Andressa Amaral, se fez presente pela segunda vez e comemorou mais uma participação no Desfile de Abertura.

— Vou repetir uma coisa que eu falei ano passado, mas é muito importante: divirtam-se e aproveitem — reforçou Andressa, sobre o espírito esportivo.

Nova patrocinadora do Intercolegial, a Enel foi representada por Andréia Andrade. A executiva, que atua como head da área Institucional no Rio, não escondeu a satisfação por fazer parte da história do esporte entre estudantes.

— Para a Enel, é uma satisfação enorme patrocinar esse evento que é um marco histórico de integração, transformação e incentivo em ambiente escolar — afirma Andréia.

Jogadoras de vôlei de praia do Sesc/Botafogo, Talita Antunes, Thâmela Galil, Natasha Valente e Giulia Gávio participaram de um dos momentos mais esperados e emocionantes do dia. As duplas foram responsáveis por caminhar com a tocha olímpica na Arena e entregá-la a Marcos Vinicius do Nascimento, da Santa Monica, responsável por acender a pira.

O treinador do projeto, Renato França, e o supervisor técnico, Ednilson Costa, também marcaram presença e receberam uma homenagem em nome de todos os profissionais de educação física. As atletas foram, também, as responsáveis pela oficialização da abertura dos Jogos.

— Declaro aberto o Intercolegial 41 anos Sesc/O Globo.

Ao fim da cerimônia, a Fanfarra do Colégio Apollo 12 se apresentou em comemoração aos 50 anos da banda, sob a regência do Maestro Wallace Ribeiro. Depois, foi a vez do cantor Guga Nandes subir ao palco para animar ainda mais o público presente no Desfile de Abertura do Intercolegial 2023. O pagodeiro embalou a galera com as letras românticas de “Presentinho” e “Apaixonei de Vez”, além de sucessos dos cantores Thiaguinho e Ferrugem.

O futsal será a primeira modalidade a entrar em quadra, no fim de semana dos dias 20 e 21, com 32 equipes na disputa dos quatro títulos do esporte. Antes da bola rolar, vai acontecer o congresso técnico, quarta-feira (10/5), às 14h, no Sesc Madureira.

O 41° Intercolegial é uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ, patrocínio da Enel, apoio do Ministério do Esporte e produção da Abadai.





Voltar