Com o apoio de sua animada torcida, Colégio Estadual Antônio da Silva vence na semifinal do handebol sub-18 masculino
Clique para ampliar

Muitos dizem que o último ato de uma peça é aquele que arremata todo o enredo. Assim como o último capítulo de um livro venha a ser o desfecho de uma história. Comparando com as semifinais do handebol do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO, realizados na Vila Olímpica Félix Miéli Venerando, em Honório Gurgel, a vitória por 16 a 15 do Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, sobre o Cesc (Centro Educacional Suzano Costa), de Guaratiba, serve como exemplo.

Do apito inicial ao final, o jogo — válido pela categoria sub-18 masculina —, foi bastante disputado, com as duas equipes se alternando na dianteira do placar. O primeiro tempo, por exemplo, terminou em 9 a 9, mostrando a equidade técnica dos colégios. Contudo, na metade do segundo tempo, o Cesc abriu três gols de vantagem (13 a 10) e a administrou até um atleta ser excluído por três minutos.

Nessa hora o placar apontava 14 a 13 para a escola de Guaratiba. Foi o momento em que a torcida do Antônio da Silva inflamou e começou a gritar. Os meninos de Nova Iguaçu sentiram o empurrão e buscaram não apenas a reação. Saíram de quadra classificados para a decisão, com o triunfo de 16 a 15.

As brigas para ver quem disputará as finais das seis categorias do handebol foram de arrepiar. O Antônio da Silva jogou três delas contra o Cesc e venceu apenas uma. Aliviado, o técnico Joel Dutra fez questão de elogiar o trabalho do adversário e de salientar o duelo sadio com o rival, mas sem deixar de falar da tradição da escola da rede pública na modalidade. 

— É uma história. Jogamos contra eles três vezes e perdemos no mirim (sub-12), perdemos no infantil (sub-14) e ganhamos agora no juvenil (sub-18). É sempre um jogo bom. Vale dizer que o projeto do Cesc está começando e que é fantástico, com treinadores novos. E o mais interessante é uma escola particular investindo no esporte. Isso tem que ser louvado, pois nós temos um projeto de 36 anos, que tem uma história no esporte — disse Joel.

Na decisão, o Antônio da Silva encara o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Cascadura, outro colégio com um projeto bem sedimentado no esporte. As finais do handebol serão realizadas no dia 15 de novembro, no Parque Olímpico de Deodoro.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar