Com megaestrutura, Intercolegial causa impacto na vida de milhares de pessoas, com geração de empregos e inclusão social
Clique para ampliar

Há quarenta anos o Intercolegial transforma a vida de milhares de pessoas. A temporada de 2022 terminou, mas as lembranças vão ficar gravadas para sempre, desde o início da competição, no dia 14 de maio, quando foi realizado o Desfile de Abertura, até o último ato, realizado em 23 de novembro, data da entrega da premiação do GEO Doutor Sócrates, em Guaratiba. Durante 173 dias, do desfile ao último ponto do vôlei de praia, disputado dias 5 e 6 de novembro, no Sesc Nova Iguaçu, uma estrutura gigantesca foi mobilizada.

Os Jogos movimentaram 96 escolas, 2.223 alunos, 305 professores, além de delegados, árbitros, equipes de produção, de montagem e de transportes, envolvidos na disputa de sete modalidades e na realização do Intersolidário. Durante a competição, foram distribuídos 870 medalhas e 108 troféus, aos atletas e às escolas que chegaram aos pódios das oito modalidades: Intersolidário, futsal, basquete, vôlei, handebol, skate, xadrez e vôlei de praia.

Tudo começou com a volta do Desfile de Abertura. Um dos eventos mais tradicionais do Inter, que não acontecia desde 2019, devido à pandemia, mostrou toda sua força e retornou com cerca de três mil pessoas na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, que foi um dos palcos da disputa das Olimpíadas Rio 2016. O início dos Jogos foi espetacular e coroou o CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo), de Guaratiba, como dono do melhor desfile, na apresentação do tema “Sesc Intercolegial 40 anos contribuindo para o futuro do esporte", e o Loide Martha, como o grande campeão das torcidas.

A estrutura do Intercolegial 40 anos proporcionou disputas em diversos bairros do Rio e de cidades da Região Metropolitana, como Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Nilópolis. As partidas dos esportes coletivos (futsal, basquete, vôlei e handebol) foram realizadas nos ginásios do Sesc São João de Meriti, Sesc Tijuca, Santa Mônica Centro Educacional, na unidade de Cascadura, Vila Olímpica Nílton Santos, na Ilha do Governador, Colégio Apollo 12, em Santa Cruz, Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju, Camões Pinochio, em Jacarepaguá, CEMM, João Paulo I, em Bangu, Escola Municipal Metodista, em Nilópolis, Colégio Odete São Paio, em São Gonçalo, e Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador. A Vila Olímpica do Encantado, no bairro de mesmo nome, e a quadra de areia do Sesc Nova Iguaçu, foram palcos do skate e do vôlei de praia, respectivamente. O congresso de abertura e os congressos técnicos de todos os esportes tiveram o Sesc Madureira como sede.

A edição histórica dos 40 anos do Intercolegial repetiu os dois anos anteriores e fomentou a solidariedade entre todas as escolas participantes com a realização do 3º Intersolidário. Foram coletadas seis toneladas e meia de donativos para a ação social, que está dentro do programa Mesa Brasil Sesc RJ.

Após mais uma temporada, o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito pela unidade de Bento Ribeiro, conquistou o pentacampeonato geral seguido e chegou a seu sétimo título do Intercolegial. Vice-campeão dos Jogos, em 2022, o Loide Martha foi outro com motivos de sobra para comemorar, pois foi o grande vencedor do Intersolidário e chegou em primeiro lugar na classificação geral da categoria livre. Para fechar, o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, realizou sua melhor campanha até hoje: ficou em terceiro lugar geral e se sagrou campeão da categoria jovem.

Agora a expectativa é aproveitar os acertos do Intercolegial 40 anos e corrigir o que precisa ser melhorado para dar continuidade aos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil e uma das marcas mais expressivas do esporte escolar do país. Que venha a 41ª edição!!!

FOTO: Ari Gomes




Voltar