Com dois participantes do Intercolegial, quarteto brasileiro é campeão mundial de revezamento na prova dos 4x100m
Clique para ampliar

Palco do pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa de 2002, o estádio de Yokohama, no Japão, foi local de mais uma grande conquista em verde e amarelo, com o revezamento 4x100m. O quarteto, formado por Rodrigo Nascimento, Derick Silva, Jorge Vides e Paulo André, faturou o título do Campeonato Mundial de Revezamentos, ao chegar dois décimos à frente da equipe dos EUA. Mais uma vitória com o selo de qualidade do Intercolegial, representado por Derik e Jorge, que participaram da competição entre estudantes pela Escola Municipal Silveira Sampaio, de Jacarepaguá.

A instituição da rede pública, que fica em Curicica, é conhecida pelo excelente trabalho dos professores João e Cláudia Faceira. Vale destacar que Vitor Hugo Mourão, reserva da equipe campeã, também é ex-aluno do colégio.

A importância da medalha de ouro do quarteto brasileiro pode ser medida por seus adversários. Os norte-americanos contam com atletas que correm 100 metros abaixo de 10 segundos e com o atual campeão mundial dos 100m rasos, Justin Gatlin. De quebra, os brasileiros anotaram a melhor marca do ano no mundo na temporada.

O resultado é histórico para o atletismo brasileiro, que tem tradição na prova, mas pela primeira vez chegou ao primeiro lugar no pódio numa competição desta magnitude. O Brasil já havia conquistado a prata nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, e os bronzes nos Jogos de Pequim (2008) e Atlanta (1996).O ouro em Yokohoma, com o tempo de 38s05, rendeu a terceira melhor marca da história do país na prova, pior apenas do que a segunda colocação em Sydney (37s90) e do que a quarta posição do Mundial de 2007 (37s99).





Voltar