Cespmacom realiza o sonho de participar do Intercolegial e se despede do handebol confiante para o próximo ano
Clique para ampliar

Todo o esforço valeu a pena. No total, foram mais de quatro horas de viagem de Araruama até o Sesc Nova Iguaçu, local da abertura do handebol do Intercolegial 2023. O Cespmacom (Colégio Estadual Sargento Antônio Carlos Oliveira de Moura) disputou os Jogos pela primeira vez e, apesar da eliminação, saiu de cabeça erguida e animada para a próxima edição.

A estreia na categoria sub-18 livre masculina. O time enfrentou o tradicional Marista São José e proporcionou um grande embate com o tradicional colégio da Tijuca. Definida nos detalhes, a partida acabou 19 a 16 para os adversários, porém, os atletas de Araruama saíram satisfeitos.

Em seguida, as meninas do Cespmacom entraram em quadra também pela sub-18 livre, contra a mesma escola. Emocionante do início ao fim, o jogo terminou com o placar de 6 a 5 em novo triunfo do Marista, que converteu o placar nos últimos três segundos.

À frente das duas equipes, a técnica Vanessa Freitas realizou o sonho de comandar a escola pela primeira vez em um campeonato e também de participar do Inter. Mesmo com a eliminação, a professora não poupou os sorrisos, rasgou elogios à competição e se mostrou animada para a próxima edição.

— Sensação indescritível. Foi maravilhoso participar e entender o processo com os alunos de estar estreando também. Todos nós estreamos e foi muito satisfatório. A organização do Intercolegial é muito boa e a estrutura do Sesc Nova Iguaçu também. Agora é trabalhar para que no próximo ano possamos voltar mais fortes — disse Vanessa.

A treinadora também contou sobre a história do Cespmacom, que foi aberto assim que começou a pandemia, em março de 2020. Localizada em Araruama, a escola pública contou com a ajuda da Secretaria de Educação para trazer os alunos para a capital do Rio de Janeiro.

— A nossa escola tem três anos, então ficamos 2020 inteiro com ensino online por conta da pandemia. Só conseguimos ter turmas presenciais no final do ano de 2021. E o projeto esportivo começou apenas no ano passado — explicou a técnica, que comentou sobre os obstáculos enfrentados por instituições públicas.

— Somos uma escola pública, temos algumas dificuldades em relação à verba e ao deslocamento, porque somos muito distantes da capital. Inclusive, a Secretaria de Educação de Araruama conseguiu um micro-ônibus para que pudéssemos participar do Intercolegial — revelou.

Nas fotos abaixo, as equipes de handebol do Cespmacom.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar