Censa conquista o bicampeonato masculino e fica com o vice-campeonato entre as meninas, que estavam ausentes desde 2019
Clique para ampliar

Os jovens alunos do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora deixaram a cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, por volta das 2 horas da manhã do sábado (26), dia da rodada que apontou os campeões do basquete do 41° Intercolegial. As equipes masculina e feminina disputaram as finais da categoria sub-18 no Sesc Nova Iguaçu. 

Pouco mais de 300 quilômetros separam a escola do ginásio do Sesc Nova Iguaçu, palco das finais, são mais de 4 horas de estrada para chegar ao local da competição. Apesar de assustar, a distância novamente foi superada pelos alunos da instituição de Campos, que conquistaram a medalha de ouro na categoria sub-18 masculina e a de prata na sub-18 feminina. Jogando tão longe de casa, a torcida para as equipes acontece entre os próprios jogadores.

A primeira partida disputada pelo Censa foi a do time das meninas. Os garotos, que jogaram na sequência, apoiaram incessantemente a equipe feminina enquanto puderam e o mesmo aconteceu quando os papéis se inverteram.

— A gente saiu de lá às duas da manhã, é cansativo. Como todo mundo se dá bem, acaba se tornando um entretenimento. Se a gente também fosse campeão com o feminino, seria sensacional, mas o resultado não tira o mérito delas. Quanto mais gente sai feliz, melhor — contou Nilo Almin, que foi o cestinha da final entre Censa e Marista São José, com 21 pontos.

A união dos dois elencos pode ser atribuída a vários fatores. Além de estudarem juntos e de enfrentarem a distância, os alunos do Censa têm o mesmo treinador. Rodolpho Ribeiro é o responsável por conduzir as duas equipes nas competições.

— É uma felicidade muito grande conseguir chegar às duas finais. A gente vem de muito longe e existe toda uma logística preparada, a escola sempre nos apoia. Satisfação total, agradeço ao Intercolegial pela organização deste belo torneio. A nossa escola é tradicional, participa desde a 12ª edição. O nosso trabalho vem sendo consolidado, vai continuar para seguirmos na briga pelos títulos - disse o treinador.

FOTO: Ari Gomes




Voltar