Campeonato de arremessos revela surpresas no basquete 3x3
Clique para ampliar

Além das decisões das categorias livre masculina, livre feminina e jovem não federada mista, as finais do basquete 3x3 do Intercolegial 35 anos, realizadas no ginásio do Sesc Ramos, reservaram também as tradicionais disputas dos torneios de arremesso e enterrada, com grandes surpresas nos resultados.

Como a modalidade mistura federados e não federados nestas competições paralelas, a tendência é de que atletas que atuam em clubes figurem nos pódios. Porém, o que se viu foi a presença de alunos do sub-15 nas premiações.

No arremesso feminino, a vitória ficou com Ana Bharbara Maia, do Elpídio da Silva, de Padre Miguel. O segundo lugar com Amara Lima, do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, e o terceiro posto com Bruna Gama, do Colégio Militar, a única federada. Na foto abaixo, as meninas no pódio.


A campeã revelou que competir está em seu DNA. Apesar da paixão pelo esporte, Ana Bharbara, no entanto, não seguirá os passos de sua mãe.

– Essa foi minha segunda participação no campeonato. Ano passado fiquei com a prata e este ano consegui o ouro, desbancando uma das melhores atletas da competição. Não vou seguir o caminho da minha mãe no caratê, mas vou seguir carreira em algum esporte, isso é certo – disse Ana Bharbara, de 15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio. 

Já entre os meninos, o título ficou com Matheus Gomes, que é federado e atua pelo Cesc (Centro Educacional Senador Camará), de Nova Iguaçu. E o bronze com Ítalo Santos, do Instituto Loide Martha, de Duque de Caxias, também federado.

E para surpresa geral, a grande sensação ficou com a prata. Mateus Nunes, de 15 anos, estreou na competição, juntamente com seu colégio, o Educandário Madre Guell, do Méier. Com uma atuação impecável e mira afiada, ele superou jogadores do Colégio Vasco da Gama, que fica em São Cristóvão, e do Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Cascadura, e conquistou o segundo lugar no pódio. 

– Jogo basquete desde os 10 anos e fiquei treinando durante um mês para este campeonato. Não acreditei quando passei para a final, muito menos que tinha ficado com a prata – disse o jovem do nono ano do ensino fundamental, fã de Kawhi Leonard, do San Antônio Spurs. 

No torneio de enterrada, o campeão foi Sergio Sillas, do Loide Martha, seguido de Guilherme Lacerda, do SMCE e de Samuel Pereira, do Elpídio da Silva (foto abaixo).





Voltar