Campeã geral de 2023, Santa Mônica Rede de Ensino coleciona taças e tem desempenho próximo da perfeição
Clique para ampliar

Parece que foi ontem. No dia 6 de maio, o Desfile de Abertura deu início à temporada de 2023 do Intercolegial. E tudo acabou como começou. Vencedor das duas disputas em jogo no primeiro dia dos Jogos, a Santa Mônica Rede de Ensino ganhou a Play Energy, oitava e última modalidade, e se tornou campeã geral pela sexta vez seguida, chegando a sua oitava conquista. O Loide Martha ficou com o vice-campeonato e o GEO Doutor Sócrates fechou o pódio geral deste ano.

Foi uma campanha perfeita ou muito próxima disso. A Santa Mônica ganhou todas as disputas gerais. Além do título do Inter 2023 e da Play Energy, chegou em primeiro lugar no Intersolidário, na categoria livre e na categoria jovem. Já o Loide Martha levou os segundos lugares da jovem e da livre. O Pedro II faturou o bronze da livre e o GEOs Sócrates e Juan Samaranch dividiram o terceiro lugar da jovem.

Ganhar uma competição como o Intercolegial só é possível com regularidade. Foi assim que a Santa Mônica Rede de Ensino escreveu a sua história no Inter 2023. É verdade que nos esportes coletivos o único foco foi o handebol, no qual se inscreveu em todas as categorias. A estratégia deu certo, com um título, um vice-campeonato, um bronze e uma quinta colocação, somando pontos muito importantes.

A trajetória de grandes conquistas começou no Desfile de Abertura, com os troféus de campeão de melhor desfile e da disputa entre torcidas. No skate, foram cinco títulos em seis possíveis. O alto nível do xadrez não impediu mais um desempenho brilhante da campeã dos Jogos, com direito a título inédito, ao se tornar a primeira vencedora da disputa por equipes, faturando os naipes masculino e feminino. Os tabuleiros ainda renderam mais três ouros, duas pratas e um bronze.

A Santa Mônica Rede de Ensino fechou as disputas esportivas com o título masculino e a quinta colocação feminina no vôlei de praia. A escola, inscrita pela unidade de Cascadura, marcou 344 pontos, numa das campanhas mais marcantes do Inter.

A missão de brigar com uma rede de ensino é ingrata. O Loide Martha, entretanto, segue fazendo o seu papel com resiliência. O instituto mais famoso de Caxias, com a sua única unidade da Vila São Luiz, chegou a mais um vice-campeonato. Desta vez, com um desempenho digno de campeão, somando 247 pontos.

Vice-campeão geral das categorias livre e jovem, a escola da Baixada brilhou na temporada. Entre os resultados mais expressivos nas modalidades, conquistou um título no basquete, um ouro e duas pratas nas categorias do xadrez, subiu aos dois pódios do Desfile de Abertura, com um bronze e uma prata, faturou quatro vice-campeonatos no skate e um vice-campeonato no vôlei de praia, além de um honroso quarto lugar na Play Energy. Para fechar, faturou o vice-campeoanto do Intersolidário.

Também houve repetição no terceiro lugar no pódio geral do Inter, que ficou novamente com o GEO Doutor Sócrates. A escola da rede pública municipal, que fica em Guaratiba, não conseguiu o bicampeonato da categoria jovem, na qual terminou em terceiro, mas teve diversos motivos para comemorar. Os mais importantes foram os vice-campeonatos da categoria sub-15 feminina no vôlei, no futsal e no basquete, além de uma prata e dois bronzes no xadrez.

O desempenho das escolas da rede pública chamaram atenção no Inter 2023 e o Pedro II — um dos colégios mais tradicionais dos Jogos — foi um dos responsáveis por isso. A instituição da rede pública federal teve como pontos altos os títulos sub-18 feminino do vôlei de praia, última modalidade esportiva deste ano, do skate sub-18 masculino e do xadrez sub-18 não federado feminino. Para fechar, dois bronzes: um no skate e um no vôlei.

O GEO Juan Samaranch não poderia ficar de fora dos maiores vencedores do 41º Intercolegial. Foi por pouco é verdade, mas como sempre não faltou persistência e a recompensa foi o terceiro lugar da categoria jovem, dividida com o coirmão GEO Sócrates. O grande destaque foi o título no vôlei sub-15 masculino, que não deixou a escola da rede pública municipal, que fica em Santa Teresa, passar em branco. Para finalizar, um bronze no xadrez e as quartas colocações no futsal, no skate e no vôlei.

FOTO: Ari Gomes




Voltar