Camisa 10 do Odete São Paio no futsal, Duda é atleta do Flu no campo e já ganhou título pela seleção
Clique para ampliar

As meninas do Colégio Odete São Paio, de São Gonçalo, não sentiram o peso de decidir o título em seu ginásio e, com grande atuação, ganharam a categoria sub-18 não federado do futsal do Intercolegial 40 anos. A liderança de Maria Eduarda Calazans, a Duda, foi fundamental na vitória por 3 a 1 sobre o Elite Rede de Ensino, inscrito pela Tijuca.

Decidir um campeonato em casa praticamente obriga o mandante a vencer. A vitória significa a glória enquanto a derrota costuma trazer uma decepção enorme. Ainda mais na quadra onde Vinicius Júnior jogou nos tempos de estudante comprovado por uma foto enorme do astro do Real Madri com a camisa do Odete São Paio. Para Duda, autora de dois gols na finalíssima, uma motivação a mais.

— Me inspira bastante, ele é um moleque muito batalhador, sempre buscou desde o início sair daqui e sonhar — afirma a camisa 10, que vai completar 17 anos em setembro.

A desenvoltura no futsal pode surpreender os que não sabem que Duda é atleta de futebol de campo. Federada pelo Fluminense, ela já ganhou título para o Brasil.

— No campo, jogo de volante, jogo pela seleção brasileira sub-17 e fui campeã sul-americana em março. Já viajei para o Uruguai e para o Paraguai e agora estou na expectativa de ir para a Índia — conta, para em seguida falar sobre as diferenças entre a quadra e a grama:

— A experiência do campo ajuda bastante. A gente vai se acostumando, é bem diferente o campo do futsal, mas vou levando o que é do campo para o salão e o que é do salão para o campo. Essa troca é muito legal.

A torcida particular de Maria Eduarda engrossou o bom número de torcedores do Odete São Paio. Pais, irmãos, “uma galera da escola” e a mais especial de todas: sua irmã gêmea Maria Luiza, companheira de seleção e Fluminense, que se recupera de cirurgia no joelho. Imagina as duas no time da escola de São Gonçalo?

FOTOS: Ari Gomes




Voltar