Basquete em família: Maria Eduarda, do Censa, é sobrinha do técnico Cacá Peixoto
Clique para ampliar

Apaixonada por basquete, Maria Eduarda Black é uma das principais jogadoras do Censa, de Campos. A jovem de 16 anos tem como seu grande mentor o tio Cacá Peixoto. Além de ser da família, ele é o treinador do time.

E Maria Eduarda avisa logo que só vê vantagens em trabalhar com um parente tão próximo.. Mesmo porque, Cacá faz parte do início de sua trajetória.

- Eu já jogo basquete há 7 anos. Sempre gostei do esporte. Meu tio é meu técnico, foi ele que me apresentou ao basquete. Daí, então, comecei a treinar com ele. Não tem nenhum problema treinar em família, é ótimo! (risos). Agora, pretendo seguir jogando, estou atrás deste objetivo, treinando e me esforçando para isso. Se Deus quiser, vai acontecer - afirma.

A boa atuação de Maria Eduarda não foi suficiente para as meninas do Censa superarem o time do Loide Martha, de Caxias. Num duelo bastante equilibrado, a equipe da Baixada venceu por 25 a 21. 

Para o treinador, a falta de experiência e a viagem de Campos para o Rio de Janeiro, apesar de ser feita com frequência, atrapalharam o começo de jogo do seu time. No segundo tempo, o Censa melhorou mas não conseguiu dar sequência à reação.

- Para a gente que vem do interior do Estado e pega uma viagem de quase cinco horas, é normal isso acontecer (começar mais devagar). Além disso, meu time tem meninas de 12 e 13 anos, que estão jogando pela primeira vez. O adversário já é mais rodado, participa de campeonatos na Baixada, no Rio. O Fabio faz um excelente trabalho no comando do Loide Martha - afirma Cacá, acrescentando que considera normal o comportamento das meninas diante de um jogo tão difícil:

- Elas sentirem esse cansaço da viagem, esse nervosismo no início do jogo é normal. E foi fatídico, a gente perdeu o jogo no começo. No terceiro e quarto período a gente dominou o jogo, a equipe se soltou, conseguimos entender o jogo, passou a ansiedade e nervosismo.

Apesar do resultado adverso, o técnico do Censa salientou que a experiência será importante para o amadurecimento do time. O professor espera um time mais forte no futuro.

- Nosso time está num processo de renovação. Fomos campeões ano retrasado, não jogamos em 2017 e estamos com muitas meninas com faixa etária baixa. É importante para elas ganharem rodagem - encerra.





Voltar