Anglo Americano promove intercâmbio esportivo e cultural com escola norueguesa
Clique para ampliar

Atual bicampeã olímpica, a Noruega é uma pedra no tênis brasileiro na busca pela inédita medalha olímpica no handebol. Em Londres, a Seleção feminina chegou a estar próxima de vencer o confronto, mas um “apagão” no segundo tempo permitiu o crescimento, a virada e classificação para as semifinais das norueguesas. E a prova da força do país escandinavo no esporte começa desde cedo.

Em visita ao Brasil, a escola norueguesa Skogn Folkehogskole promoveu um intercâmbio esportivo e cultural com o Colégio Anglo Americano, da Barra da Tijuca, uma das potências da modalidade no Intercolegial. Diferentemente do Brasil, a Noruega possui escolas pós Ensino Médio, no intuito de proporcionar aos jovens maiores possibilidades de escolhas para a vida adulta. Nelas, o cronograma consiste em atividades esportivas, musicais, de sobrevivência na selva, entre outras.  

- Desde 2009 visitamos o Brasil e o Anglo. É muito boa essa troca de experiência entre os meus alunos e os alunos do Claudio, mesmo com a diferença de idade entre nossos atletas – disse Kristian Berg, coordenador do Skogn Folkehogskole.

Para Claudio Patriota, professor do Anglo, o encontro em 2016 foi diferente dos outros, pois, depois de vários convites, visitou Kristian na Noruega e conheceu um pouco a cultura deles.

- Na Noruega é mais ou menos assim: se você nasce no inverno, ganha um par de ski. Se você nasce no verão, uma bola de handebol – resumiu.

A programação no Anglo Americano contou com palestras e atividades culturais e, claro, muitos amistosos de handebol, já como preparação para as equipes do colégio brasileiro, que tenta em 2016 o bicampeonato na categoria sub 12 não federada feminina. 





Voltar