Time Intercolegial se despede dos Jogos Olímpicos
Clique para ampliar

Foram 18 dias de muita luta, garra, entrega e paixão. Uma cobertura que fez as mídias bobarem em tempo real. O intercolegial se despede dos Jogos Olímpicos da mesma forma que a cidade: com ar de dever cumprido. O Time Brasil conquistou 19 medalhas (sete de ouro, seis de prata e seis de bronze). Destas, uma pertence ao Time Intercolegial: o ouro de Rafaela Silva (Colégio Alfa Cem), no judô, na categoria até 57kg.  Contudo, marcas histórias foram estabelecidas. 

A começar pelo handebol. O esporte mais praticado nas escolas mostrou estar em franca evolução. No feminino, a geração campeã mundial em 2013 fez, novamente, uma primeira fase de tirar o chapéu. Nas quartas de final, pegou a Holanda. Perdeu o jogo por 32 a 23 e, mais uma vez, o sonho da medalha olímpica desapareceu. Renovação do grupo deve estar em curso, pois foi isso que o masculino fez para Rio 2016. E conseguiu feito inédito: ficar entre os oito melhores do torneio. Enfrentou a França de igual para igual no primeiro tempo, mas, no segundo, sucumbiu-se ao poderio dos Bleus (34 a 27). De qualquer forma, a equipe saiu aplaudida da Arena do Futuro. 

Saindo da quadra e indo para as águas, o polo aquático foi outra modalidade coletiva que encantou o público no Parque Olímpico da Barra. Atuando em dois espaços (Centro Aquático Maria Lenk e Centro Aquático Olímpico), a Seleção masculina terminou a fase classificatória com três vitórias e duas derrotas, sendo que um triunfo foi sobre a poderosa Sérvia, que não perdia um jogo há dois anos (ou 45 confrontos). Enfrentou a Croácia nas quartas, sofreu revés por 10 a 6 e disputou o "torneio de consolação". Ficou em 8º lugar após vitória da Espanha por 9 a 8. Já a equipe feminina perdeu todas as partidas e ficou em última no geral. 

No nado sincronizado, as meninas fizeram uma apresentação de gala no conjunto. Com música empolgante e uma coreografia cheia de tiques e representações brasileiras, as atletas conquistaram plateia e juízes e terminaram em sexto no geral, com 171.998, estabelecendo a melhor colocação na história da competição. 

As raquetes do tênis de mesa também brilharam, com um jovem Calderano transformando o Riocentro num caldeirão. Mesmo caindo nas oitavas de final, o jovem de 20 anos mostrou habilidade e estrela para ir longe. Encerrando, o futebol feminino saiu sem medalha. Entretanto, caiu nas graças do povo com atuações de tirar o fôlego dos torcedores. 

Nas outras modalidades, os atletas conseguiram bons desempenhos, porém não avançando para chaveamentos mais agudos. Segue abaixo a relação de atletas do Time Intercolegial que também fazem parte do Time Brasil:

Atletismo:

Fabiana dos Santos Moraes (Colégio Percepção), Geisa Aparecida Muniz Coutinho (ADN Master), Vitoria Cristina Rosa (Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga), Vitor Hugo dos Santos (Escola Municipal Silveira Sampaio), Thiago André (Centro Educacional Albert Einstein), Rosangela Santos (CAP Paulo Gissoni), Jorge Henrique Vides (Escola Municipal Silveira Sampaio), Márcio Teles (Santa Mônica Centro Educacional) e Aldemir Gomes (Colégio Vasco da Gama).

Basquete:

Isabela Ramona (ADN Master), Augusto Lima (Santa Mônica Centro Educacional), Clarissa dos Santos (Santa Mônica Centro Educacional) e Érika Cristina de Souza (Colégio Delta).

Handebol:

Tamires Morena (CAP Paulo Gissoni), Diogo Hubner (Centro Educacional Niterói) e João Pedro Francisco da Silva (Colégio Estadual Antônio da Silva).

Judô:

Rafaela Silva (Colégio Alfa Cem) – ouro na categoria até 57kg e Victor Penalber (Centro Educacional da Lagoa).

Saltos Ornamentais:

Tammy Galera (Centro Educacional da Lagoa).

Polo Aquático:

Marina Canetti (Colégio Notre Dame), Victória Chamorro (Centro Educacional da Lagoa), Bernardo Oneto (Centro Educacional da Lagoa), Jonas Crivella (Colégio Santa Mônica).

Nado Sincronizado:

Beatriz Feres (Centro Educacional da Lagoa) e Branca Feres (Centro Educacional da Lagoa).

Natação:

Matheus Santana (Colégio Legrand) e Káio Márcio (Centro Educacional da Lagoa).

Tênis de mesa:

Hugo Calderano (Colégio Santo Inácio)

Futebol: 

Marta Vieira (Colégio Percepção)





Voltar