Neto de um dos criadores do Inter, Gustavo Faria encerra ciclo com duas medalhas de ouro no xadrez e se emociona ao falar do avô
Clique para ampliar

Ciclo encerrado com chave de ouro. A disputa do xadrez foi apenas de alegria para Gustavo Faria, atleta do Santa Mônica Rede de Ensino. Em sua despedida do Intercolegial, o neto de um dos criadores dos Jogos subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes na modalidade, tendo conquistado o ouro no sub-18 não federado masculino e na disputa por equipes. 

Vice-campeão em 2022, Gustavo tinha como objetivo se sagrar campeão do Inter antes de se formar na escola. Hoje, mais experiente e muito focado, o aluno de 18 anos fez o tabuleiro tremer pela última vez na competição e contou a sensação de conquistar o título nas duas categorias que disputou. 

— É o meu último ano disputando o Intercolegial e representando o Santa Mônica. Em março, me prometi que venceria esse ano. Bati na trave em todas as categorias que disputei desde 2018. Ficava em quarto lugar e ano passado fui medalha de prata. Não tenho nem palavras para esse ouro — comemorou o enxadrista, que ajudou a rede de ensino na conquista inédita por equipes, novo formato do Inter 2023: 

— Acho que a competição por equipes foi ótima. Treinamos muito. Eu e o Gabriel, que somos mais velhos e experientes, ajudamos bastante também no processo. Foi uma mão lavando a outra, dando apoio, claro, aos mais novos — completou. 

Se hoje Gustavo ama esporte, muito se deve ao avô Roberto Garofalo, um dos criadores do Intercolegial. Após colocar as duas medalhas ouro no peito, o aluno do Santa Mônica rasgou elogios ao diretor geral dos Jogos e revelou que ele foi fundamental em toda sua caminhada. 

— Queria deixar um agradecimento especial ao meu avô. Se não fosse ele me apoiando no esporte, acho que eu não estaria aqui hoje. A chance de eu ter parado é grande, mas ele sempre se manteve ao meu lado e me incentivou em todas as competições possíveis. Meu avô é o herói da minha família — finalizou emocionado, ao lembrar que o avô esteve presente na conquista do ouro do sub-18. 

Samuel Victor, do GEO Martin Luther King, da Praça da Bandeira, e Artur Pinto, da Rede Daltro, completaram o pódio individual da sub-18 não federada. Na disputa por equipes masculinas, os GEOs Rose Dalmaso, de Teresópolis, e Luther King conquistaram a medalha de prata e a de bronze, respectivamente.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar