Homenagem a Djalma Avelino, ex-árbitro do Inter, falecido em fevereiro passado, e protesto contra o racismo marcam as finais do futsal
Clique para ampliar

Antes de a bola rolar para a disputa das finais do futsal do 41° Intercolegial, a equipe de arbitragem e os times do GEO Nicarágua, de Realengo, e da Rede Elite de Ensino prestaram homenagem póstuma ao ex-árbitro Djalma Avelino e protestaram contra o racismo. As decisões dos títulos das quatro categorias da modalidade foram realizadas no Sesc Nova Iguaçu.

Wilson Gama, um dos árbitros do Inter, comentou sobre a importância da homenagem feita ao companheiro de longa data. Presente em diversas edições e um dos organizadores da arbitragem da competição, Djalma foi lembrado não só pelos colegas de profissão, mas também pelos atletas e técnicos. O ex-árbitro faleceu em fevereiro deste ano.

— Fizemos um minuto de silêncio na abertura (das finais) do futsal para homenagear o Djalma ex-árbitro e organizador da parte de arbitragem do Intercolegial, que faleceu em fevereiro. Nesta final, principalmente, nós queremos mostrar para as equipes e as torcidas a relevância dele. Também nos ajoelhamos com o braço erguido pela discriminação que está havendo no futebol para aprenderem que somos todos iguais — disse Wilson.

Em apoio a Vinicius Júnior e tantos outros jogadores e jogadoras que têm sofrido racismo, o técnico Fábio William, da Rede Elite, deu a ideia de erguer o punho cerrado durante um minuto de silêncio, antes da disputa de terceiro lugar contra o GEO Nicarágua. O professor contou que a capitã do sub-15, Duda Valério, pediu que a escola protestasse contra o racismo em apoio ao atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira.

— O Vinicius Júnior é um parceiro da Rde Elite, ele vem investindo em um projeto nosso. Nada mais justo do que o futsal também participar e apoiá-lo em um momento como esse. A Valério veio conversar comigo sobre a possibilidade de fazermos, e nós achamos esse apoio ideal. A gente espera que isso acabe não só no futebol, mas em outras modalidades e no mundo — finalizou o técnico.

Dentro das quatro linhas, a Rede Elite não deu chances ao GEO Nicarágua. As meninas da escola inscrita pela unidade da Tijuca golearam por 14 a 0 as adversárias de Realengo e ficaram com o bronze da categoria sub-15.





Voltar