Empolgado com a estreia no Intercolegial, Colégio IPAC Riscos e Rabiscos, de Petrópolis, já planeja volta em 2020
Clique para ampliar

Maior competição entre escolas do Brasil, o Intercolegial Sesc O GLOBO atrai participantes de todo o Estado, que buscam aumentar o nível e testar seus atletas num torneio de alto nível. E esse é um dos objetivos do Colégio IPAC Riscos e Rabiscos, de Petrópolis, em sua primeira participação no judô 2019, disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra.

O técnico da escola petropolitana, Claudinei Esteves, salientou a importância de driblar as dificuldades, principalmente financeiras, para estar presente à competição. Ele também comemorou a possibilidade de proporcionar uma experiência nova para a garotada.

— É a primeira vez que trago alunos para a disputa do Intercolegial. Pela distância, acaba ficando complicado vir sem patrocínios, mas estamos aqui e queremos voltar ano que vem. Foi uma ótima participação da escola — garante Claudinei, que voltou para a Região Serrana com a medalha de bronze da filha, Lorenna Esteves, na categoria feminina federada 13/14 anos até 64kg.

Além de trabalhar na escola, o treinador comanda o projeto social Judô São Sebastião, na igreja homônima, há quatro anos. Lá, ele trabalha com aproximadamente 200 crianças e forma novos judocas. E Lorenna é o grande expoente do trabalho, por ora. A jovem, de 13 anos e aluna do oitavo ano do ensino fundamental, já participou do Estadual e do Brasileiro da sua categoria e conseguiu vaga no Sul-Americano, mas não pôde viajar devido à falta de verba.

— Começamos o projeto com a intenção de tirar a criançada da rua, mas a Lorenna foi se destacando, e os frutos vão aparecendo — comenta Claudinei.

Desenvolta dentro e fora dos tatames, Lorenna planeja retornar ao Inter em 2020 e, quem sabe, conquistar a medalha de ouro.

— Achei muito legal participar do Inter. A estrutura é muito boa e vale muito a experiência. Gosto muito do clima de competições e no ano que vem quero melhorar minha colocação. O nível do torneio é muito alto e ajuda muito quem participa do Estadual, como eu — encerra a pequena.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar