Em disputa acirrada, GEO Sócrates ganha dois títulos, prima pela regularidade e faz a melhor campanha do atletismo do Inter 2019
Clique para ampliar

Em disputa um pouco mais afastada do burburinho no Parque Olímpico de Deodoro, palco do segundo Festival do 37 Intercolegial Sesc O GLOBO, o pau quebrou no atletismo. Os resultados apontaram equilíbrio, com dois títulos para três escolas: GEO Sócrates, Loide Martha e Santa Mônica Centro Educacional. Os demais vencedores nas oito categorias foram o GEO Juan Samaranch e o GEO Nelson Prudêncio.

A distância não impediu o público de acompanhar as modalidades e dar aquele incentivo para os atletas. A excelente pista utilizada nas Olimpíadas do Rio, em 2016, foi uma motivação a mais. As provas rolaram simultaneamente nas duas retas da pista e no espaço onde foram realizados os saltos e os arremessos de peso.

Mais de mil atletas disputaram as 12 provas, sendo seis masculinas e seis femininas: 75 metros; 100 metros; arremesso de peso; salto em alturas; revezamento 4 x 75 metros; e revezamento 4 x 100 metros. Quatro recordes foram quebrados na competição, todos na categoria jovenzinha, sendo dois femininos e dois masculinos.

As escolas do projeto GEO (Ginásio Experimental Olímpico) dominaram amplamente o atletismo do Inter 2019. Melhor para o Doutor Sócrates, que foi o único a subir em seis dos oito pódios da modalidade. A escola de Guaratiba se sagrou campeã jovem não federada feminina e jovenzinha masculina e completou o excelente desempenho com um vice-campeonato (jovenzinha feminina) e três bronzes: jovem federada e jovem não federada, ambas masculinas, e jovem federada feminina.

O Loide Martha, de Caxias, e o SMCE, inscrito pela unidade de Cascadura, fizeram campanhas idênticas. O Instituto da Baixada faturou os títulos jovem não federado masculino e livre feminino, chegou em segundo na jovem não federada masculina e em terceiro na livre masculino. Já o atual tricampeão seguido do Inter ficou em primeiro na jovem federada feminina e na livre masculina, além do vice-campeonato jovem federado masculino e o terceiro lugar livre feminino.

Entre os GEOs, o Juan Samaranch, de Santa Teresa, beliscou o ouro da categoria jovem federada masculina e dois bronzes: jovem não federada feminina e jovenzinha masculina, enquanto o Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, foi campeão jovenzinho feminino e prata na jovem federada feminina. Fechando o desempenho, o Félix faturou um segundo lugar (jovem não federada masculina) e um terceiro (jovenzinha feminina).

Os demais pódios ficaram com a Escola Municipal Silveira Sampaio, de Jacarepaguá, o Triângulo, de Bento Ribeiro, e o Ciep Doutor Ulisses Guimarães, também de Jacarepaguá, vice-campeões, respectivamente, das categorias jovenzinha masculina, livre masculina e livre feminina.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.

Na foto abaixo, o atleta do GEO Sócrates cruza a chegada em primeiro lugar.






Voltar