Em disputa acirrada, GEO Sócrates ganha dois títulos, prima pela regularidade e faz a melhor campanha do atletismo do Inter 2019
Em disputa um pouco mais afastada do burburinho no Parque Olímpico de Deodoro, palco do segundo Festival do 37 Intercolegial Sesc O GLOBO, o pau quebrou no atletismo. Os resultados apontaram equilíbrio, com dois títulos para três escolas: GEO Sócrates, Loide Martha e Santa Mônica Centro Educacional. Os demais vencedores nas oito categorias foram o GEO Juan Samaranch e o GEO Nelson Prudêncio.
A distância não impediu o público de acompanhar as modalidades e dar aquele incentivo para os atletas. A excelente pista utilizada nas Olimpíadas do Rio, em 2016, foi uma motivação a mais. As provas rolaram simultaneamente nas duas retas da pista e no espaço onde foram realizados os saltos e os arremessos de peso.
Mais de mil atletas disputaram as 12 provas, sendo seis masculinas e seis femininas: 75 metros; 100 metros; arremesso de peso; salto em alturas; revezamento 4 x 75 metros; e revezamento 4 x 100 metros. Quatro recordes foram quebrados na competição, todos na categoria jovenzinha, sendo dois femininos e dois masculinos.
As escolas do projeto GEO (Ginásio Experimental Olímpico) dominaram amplamente o atletismo do Inter 2019. Melhor para o Doutor Sócrates, que foi o único a subir em seis dos oito pódios da modalidade. A escola de Guaratiba se sagrou campeã jovem não federada feminina e jovenzinha masculina e completou o excelente desempenho com um vice-campeonato (jovenzinha feminina) e três bronzes: jovem federada e jovem não federada, ambas masculinas, e jovem federada feminina.
O Loide Martha, de Caxias, e o SMCE, inscrito pela unidade de Cascadura, fizeram campanhas idênticas. O Instituto da Baixada faturou os títulos jovem não federado masculino e livre feminino, chegou em segundo na jovem não federada masculina e em terceiro na livre masculino. Já o atual tricampeão seguido do Inter ficou em primeiro na jovem federada feminina e na livre masculina, além do vice-campeonato jovem federado masculino e o terceiro lugar livre feminino.
Entre os GEOs, o Juan Samaranch, de Santa Teresa, beliscou o ouro da categoria jovem federada masculina e dois bronzes: jovem não federada feminina e jovenzinha masculina, enquanto o Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, foi campeão jovenzinho feminino e prata na jovem federada feminina. Fechando o desempenho, o Félix faturou um segundo lugar (jovem não federada masculina) e um terceiro (jovenzinha feminina).
Os demais pódios ficaram com a Escola Municipal Silveira Sampaio, de Jacarepaguá, o Triângulo, de Bento Ribeiro, e o Ciep Doutor Ulisses Guimarães, também de Jacarepaguá, vice-campeões, respectivamente, das categorias jovenzinha masculina, livre masculina e livre feminina.
O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.
Na foto abaixo, o atleta do GEO Sócrates cruza a chegada em primeiro lugar.
Voltar