Confira como será o atletismo, uma das cinco modalidades do segundo Festival Intercolegial Sesc O GLOBO, dia 15 de novembro
Clique para ampliar

Dentro das diversas atrações do segundo Festival Intercolegial 2019, o atletismo é um dos momentos mais esperados no evento que marcará o encerramento da competição, no feriadão de 15 de novembro, das 7h às 18h, no Parque Olímpico de Deodoro. A modalidade terá participação de mais de 1100 atletas, de 36 escolas.

Coordenador do Intercolegial nos últimos 35 anos, o professor Claudio Murad está com uma expectativa elevada para a disputa das 12 provas, divididas sendo seis masculinas e seis femininas: 75 metros; 100 metros; arremesso de peso; salto em alturas; revezamento 4 x 75 metros; e revezamento 4 x 100 metros.

— Vamos usar duas pistas, serão praticamente duas competições paralelas, realizadas ao mesmo tempo, diferentemente do ano passado. Teremos as duas retas para as provas de velocidade, duas caixas para o salto em distância e duas áreas para o arremesso de peso. Será um lado para o masculino e o outro para o feminino — explica Murad, acrescentando as vantagens deste formato:

— Com isso, o dinamismo vai ser maior. Esperamos terminar a competição às 14h, três horas antes do que em 2018. Haverá duas largadas de 100 metros às 8h, as meninas de um lado e os meninos na pista oposta. Serão sempre duas largadas, duas chegadas e a competição ficará muito bonita e até mesmo curiosa. Vamos implementar estas medidas pela primeira vez.

Muito atrás no cenário nacional, principalmente em relação a São Paulo, o Rio de Janeiro briga para retomar sua tradição no atletismo. Palco dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o Parque Olímpico de Deodoro é um dos trunfos para o crescimento do esporte e motivo de orgulho.

— O Parque Olímpico de Deodoro é um legado das Olimpíadas Rio 2016 e só temos de agradecer porque o local é espetacular, novo e bem conservado. É muito importante para o atletismo do Rio de Janeiro porque não temos muitas pistas adequadas para a modalidade na nossa cidade. É um espetáculo — afirma Murad.

Professor de educação física, com mais de 30 anos de experiência, ele deu dicas para que as escolas não passem por dificuldades na disputa do atletismo do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO.

— Os professores e os alunos devem chegar bem cedo. O estacionamento é livre, não vai haver problema para encontrar vagas. A primeira prova começará às 8h e pelo regulamento os atletas devem estar prontos até meia hora antes do início, ou seja, às 7h30 — avisa, acrescentando que a organização está prevenida para dar conforto e cuidar da saúde nas altas temperaturas dos novembros cariocas:

— Deodoro é um lugar que faz calor. Não sabemos ainda como estará a temperatura no dia da competição, mas estamos nos prevenindo, com cinco tendas dentro da pista, com duas de um lado, outras duas do outro e uma central.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar