Com apenas um ano de xadrez, João Carlos tem sete títulos estatuais é um vice brasileiro
Clique para ampliar

João Carlos Tonidandel, segundo colocado na categoria sub-18 federado do xadrez no Intercolegial 2018, carrega um currículo invejável para um jovem enxadrista. Apesar da pouca idade, tem apenas 17 anos, ele já é dono de sete títulos estaduais, um vice brasileiro e um terceiro e quarto lugares também em brasileiros.

E o rapaz, aluno do terceiro ano do Espaço Ativo, de Vassouras, localizado na Região Sul do Estado do Rio, começou a praticar xadrez há apenas um ano. Fato muito comum entre os jovens que buscam os tabuleiros quadriculados, a falta de concentração foi uma das razões que levaram João Carlos ao esporte.

— O xadrez me ajudou muito. Eu tinha falta de concentração e, atualmente, consigo me concentrar em vários aspectos. O esporte me fez bem. Fui levado a pratica pela minha mãe, foi ela quem descobriu que eu poderia melhorar praticando — conta João Carlos.

Um dos objetivos do rapaz é cursar faculdade de Engenharia, o que, provavelmente, conseguirá já no próximo ano se for aprovado no vestibular. Estudar, segundo ele, não o atrapalhará no xadrez.

— Vou conciliar os estudos com os treinos, como faço atualmente. Só gostaria de treinar mais, mas os meus amigos não querem jogar — finaliza, “chateado”, o prodígio João Carlos.

O xadrez do intercolegial 2018 foi disputado no Santa Mônica Centro Educacional, na unidade da Freguesia, em Jacarepaguá.

Na foto abaixo, João Carlos (à esquerda) movimenta sua peça numa das partidas do xadrez





Voltar