Única técnica das escolas finalistas do basquete, Denise Santos é vice-campeã pelo Notre Dame
Clique para ampliar

Apesar das evoluções da sociedade, o universo dos profissionais de educação física e – principalmente, de treinadores –, ainda é predominantemente masculino. A participação feminina, no entanto, aumenta cada vez mais. Mesmo assim, não é comum observar algumas professoras dirigindo equipes das escolas participantes do Intercolegial. No basquete da 35ª edição dos jogos, o Notre Dame, de Ipanema, ficou com o vice-campeonato sub-18 federado masculino, com a técnica Denise Santos.

A professora foi a única mulher entre os 12 times que entraram na quadra do ginásio do Sesc Ramos para disputar as decisões da modalidade. E por muito pouco ela não levantou o caneco de campeã. Do início ao fim, o Notre Dame (foto abaixo) brigou pelo título. Talvez a falta de experiência tenha pesado um pouco nos momentos decisivos da derrota por 31 a 28 para o Centro Educacional Senador Camará, de Nova Iguaçu.  

– Acho que surpreendemos muita gente este ano. Estou há três anos fazendo este trabalho no Norte Dame. Ano passado ficamos em quarto lugar e, agora, em segundo. Jogaram como time grande, com muita maturidade, mas venceu o melhor – admite Denise. 

O fato de ter sido a única técnica nas brigas pelos títulos do basquete não a preocupa. Pelo contrário, a professora fica bem orgulhosa disso. 

– Sinto-me uma privilegiada. Mostrei para muita gente porque as mulheres estão crescendo no mundo, provando que elas são capazes de muitas coisas, como ser professora de educação física e dirigir uma equipe esportiva – enaltece Denise, que foi jogadora de basquete.





Voltar