Única modalidade do Inter no ano passado, xadrez volta com tudo neste sábado (13/11), a partir das 9h, em Bento Ribeiro
Clique para ampliar

O xadrez fez história no ano passado. Graças a modalidade, o Intercolegial não passou em branco no fatídico 2020, quando o mundo foi assolado pela pandemia da covid-19. Os Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil voltaram com seis modalidades neste ano e os tabuleiros não poderiam ficar de fora. Neste sábado (13/11), a partir das 9h, 20 escolas vão participar do xadrez do Inter 2021, na unidade de Bento Ribeiro do Santa Mônica Centro Educacional.

Vale ressaltar que os cuidados com o protocolo sanitário serão ainda mais rigorosos do que a disputa das quatro modalidades anteriores (handebol, basquete 3x3, skate e vôlei), pois será o evento com maior número de participantes. Os alunos e os professores dos colégios inscritos terão de chegar às 7h30 no local da competição para fazer o teste de antígeno nasal, com prazo até as 8h30. Para saber todas as medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus, clique aqui.

Árbitro internacional, Elcio Mourão atua como profissional do xadrez há 25 anos e está completando 15 anos como coordenador geral do Inter na modalidade. Para ele, o fato de a competição estar mais enxugada no número de participantes, já que cada escola só pôde inscrever dois alunos por categoria, deve elevar a qualidade técnica.

— A expectativa em relação ao torneio é muito grande após esta situação da pandemia e com a ausência de campeonatos, apesar de o xadrez ter sido a única competição do Inter no ano passado, quando fizemos um torneio online, com quatro escolas, e foi um sucesso. A expectativa é que o nível seja mais forte este ano, pelo regulamento ter mudado em relação ao número de escolas, com limite de 20 participantes e dois alunos por cada categoria. As escolas se prepararam e estão vindo com os principais alunos na modalidade. A disputa vai ser mais acirrada — acredita Elcio, sem esconder o carinho pelos Jogos:

— Muito orgulho de estar há 15 anos como coordenador geral do xadrez do Inter.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes




Voltar